AULA EM 27 DE DEZEMBRO DE 2015 – LIÇÃO 13
(Revista: Editora Betel)
Tema: A FÉ QUE ENFRENTA AS OPOSIÇÕES
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição mostre como é importante pessoas com o ânimo de Neemias, que contagiou todo o povo ao trabalho. Neemias é um exemplo para os futuros líderes.
- “estava em ruínas e opróbrio”, deixe os alunos a par de que naquele tempo Israel estava no término do cativeiro de 70 anos, onde a cidade ficou abandonada.
- “sua privilegiada posição”, Neemias era copeiro do rei, esse era um cargo de confiança e de alto grau.
- “parte em direção à cidade”, ele sai de Susan com uma comitiva de judeus que desejavam voltar para Israel.
Quando acabou o cativeiro, nem todos os judeus retornaram para Israel, alguns já tinham residência e negócios nas terras do cativeiro.
__________________________________________
1. NEEMIAS UM HOMEM DE FÉ E ATITUDES
- “em que a moral do povo estava baixa”, no final do cativeiro nem todos tinham o desejo de retornar a Israel, os que voltaram viviam num clima de anarquia, com os ricos explorando os pobres.
- “capital do império persa”, a pérsia dominava vários reinos os quais eram chamados de províncias, sendo a capital na cidade de Susan.
- “morte por envenenamento”, havia um cuidado especial com aqueles que preparavam as refeições do rei, pois o rei era muito odiado por ser o dominador dos reinos, por isso aqueles que o cercavam deveriam ser de confiança do rei.
- “era provar o vinho do rei”, o copeiro provava o vinho antes de passar as mãos do rei.
- “tinha por fim demonstrar que nenhuma traição ocorrera”, servia para dar tranquilidade ao rei, dando a certeza de que sua vida está segura.
1.2. Neemias, um homem de oração.
- “Aquela notícia sensibilizou sua alma”, ele não ficou indiferente com a situação, resolveu tomar atitudes espirituais primeiro, então o Senhor criou uma oportunidade diante do rei.
- “até que Deus não somente mudasse o quadro”, pelo que entendemos da oração de Neemias, ele intentava fazer algo pelo povo e pediu a Deu que achasse graça aos olhos do rei.
- “mas porque o Deus de seus pais estava sendo escarnecido”, note que Neemias não revela isso ao rei e nem tão pouco que intencionava reformar as muralhas. Isso era estratégia, pois se ele revelasse ao rei acerca das muralhas o rei poderia não deixa-lo seguir adiante.
1.3. Neemias, um homem que se importava com seu povo
- “levaram a abandonar sua zona de conforto”, Neemias poderia ter usado a sua zona de conforto para dar a desculpa de que não tinha tempo para fazer nada, como muitos fazem hoje, mas ele decidiu abandonar tudo.
- “o luxo que desfrutava não roubaram sua comunhão”, é muito comum vermos pessoas que perdem rapidamente a comunhão diante de uma situação de luxo ou tranquilidade.
- “o pecado e o afastamento da lei haviam”, na verdade todo o povo tinha essa consciência, mas não tinham forças para mudar, tanto que depois eles mesmos pediram para o sacerdote ler o livro da Lei pra eles Ne 8.1. Isso acontece hoje em dia com aqueles que desejam abandonar o pecado e seguir a Cristo.
- “assumindo que também era culpado”, o texto não fala, mas provavelmente os fatos de ele se comprometer estando disposto a deixar tudo e pela sua humildade, foram o que mexeram com o coração de Deus.
_____________________________________________
2. ENFRENTANDO OPOSIÇÕES
- “reiniciar uma obra que há cem anos estava parada”, se referindo aos muros de Jerusalém, somando o tempo do cativeiro mais o tempo que eles haviam sido libertos para retornar a Israel. 70 anos de cativeiro mais 30 de liberdade.
2.1. Motivação, a chave da reconstrução.
- “pessoas derrotadas e apáticas”, as pessoas em Jerusalém estavam acomodados na pobreza e miséria, enquanto Neemias que tinha motivos para estar acomodado no luxo resolveu fazer alguma coisa.
- “conseguiu o apoio de toda a cidade”, ele colocou em prática a liderança e isso arrastou todos na sua visão. Assim acontece com alguns líderes quando colocam em prática a capacidade de liderança que Deus lhe deu.
- “Mas ele não disse nada”, Neemias resolveu não ficar só falando, ele queria colocar logo as mãos à obra.
- “conduziu o povo a preocupar-se com a glória de Deus”, ele conduz o povo ao entendimento de que sem Deus eles nada poderiam fazer. Os líderes de hoje devem ter essa mesma preocupação.
2.2. A atitude de quem tem visão de Deus.
- “foram três instrumentos usados”, esses homens eram começaram a observar a cidade de Jerusalém se levantando dos escombros e isso os deixou temerosos, pois aquela cidade foi poderosa no passado e para eles se constituía uma ameaça.
- “a zombaria, a calúnia e o desprezo”, esse tipo de artifício serve para desanimar as pessoas empenhadas em algo. Note que até hoje muitos invejosos usam essas estratégias para desanimar aqueles que eles consideram uma ameaça.
- “Ele orava e não discutia”, isso é confirmado pela passagem em que Neemias afirma estar em uma grande obra e não poderia comparecer ao encontro com aqueles homens. Ne 6.3 Nessa passagem Neemias faz referência ao atraso na obra caso ele descesse para falar com eles.
2.3. A confiança em Deus
- “a nossa natureza humana sente um desejo natural”, a natureza humana corompida pelo pecado, quando a pessoa aceita a Jesus como salvador, o Espírito Santo começa a trabalhar na sua vida transformando essa natureza e amenizando esses sentimentos.
- “essa não é a atitude correta”, porque simplesmente Jesus mandou não pagar o mal com o mal, mas devemos ter também em mente que quando respondemos a altura alguma ofensa, estaremos parando a obra de Deus que está em nossas mãos.
- “se deixar enredar em uma competição de insulto”, isso ocorre em algumas situações quando os crentes não tem maturidade.
________________________________________
3. A PODEROSA MÃO DE DEUS EM AÇÃO
3.1. Quando Deus nos governa, tudo dá certo.
- “confortou o povo com o anúncio de que Deus o havia enviado”, Neemias era homem de Deus e fazia tudo pela direção do Senhor, quando povo de Deus sente que o seu líder age pela ordem de Deus fica mais tranquilizado, mais esperançoso e mais animado para a obra de Deus.
- “Ele orou até que Deus movesse o coração do monarca”, podemos notar no texto que Neemias não provoca a situação, mas ele deixa até que algo aconteça, com isso ficou claro a mão de Deus operando. Precisamos deixar Deus operar nas nossas causas, às vezes ficamos impacientes e tomamos atitudes antes de Deus dar um sinal.
3.2. Neemias, um homem sincero e realista.
- “respondem de maneira positiva”, quer dizer que respondem com adoração, gratidão, alegria, etc
- “o sonho passou a pertencer a todo o povo”, essa deve ser uma das habilidades do líder, conseguir contagiar seus obreiros e membros na visão que o Senhor lhe deu.
- “que devemos animá-las”, um líder erguido por Deus consegue animar as pessoas a sua volta. Infelizmente há líderes que desanimam os membros de suas igrejas.
3.3. Neemias, um homem disposto.
- “Ele não era construtor, mas abandonou tudo”, mas era administrador, conselheiro e sabia liderar.
- “tinha um coração disposto”, quando o coração está disposto, todo o corpo sente, dores e cansaço desaparecem e passamos a ter mais imunidade à doenças que não tínhamos antes.
- “e havia se colocado à disposição”, é fácil encontrarmos pessoas que conhecem muito, mas não se colocam a disposição para trabalhar, assim todo o conhecimento que possuem não serve para nada.
- “nas quais Ele possa se apoiar”, o fato é que Deus pode tudo, mas Ele prefere contar conosco para o trabalho, podemos dizer que Ele precisa de nós para sua obra. Porém não podemos nos ensoberbecer achando que somos os únicos capazes de fazer determinadas tarefas.
_____________________________________
CONCLUSÃO
- “muitos se conformam com a situação atual”, são os acomodados, olham o problema nas igrejas e se omitem por achar que a responsabilidade é de outros.
- “não querem assumir riscos”, são os medrosos.
- “compreendia os princípios da motivação”, existem líderes como Neemias em nosso meio e podemos investir para que surjam outros mais.
- Faça o resumo e passe os pontos mais importantes.
Marcos André – professor