A praia da Ponta Negra foi dividida nas 300 áreas missionárias existentes na cidade. Cada área foi organizada pelo pastor missionário que iria batizar os fiéis.
O pastor da área missionária 186, José Bom Ciano da Cruz, batizou 12 integrantes da área missionária que coordena. Ele contou que cada irmão passa pelo menos 6 meses de formação antes de ser batizado.
“É necessário que nossos irmãos estejam cientes da responsabilidade que é receber o batismo. Por isso, há um período de 6 meses de estudo, dedicação e formação”, explicou o pastor José Bom Ciano.
Os batizados iniciam o trabalho em células nas áreas missionárias. Depois que eles decidem que querem receber o batismo, realizam um diálogo com o pastor da área missionária e iniciam os estudos.
O primeiro livro a ser estudado é o “Sete Passos”, que relata detalhes da vida de Jesus Cristo. O segundo livro é sobre como deve conviver com aquele que escolhe seguir os ensinamentos de Jesus que está no estudo do livro “Andando com Cristo”.
Depois do estudo dos dois livros, eles passam por um curso de formação, como se fosse um estudo específico sobre o batismo, ministrado pelo pastor da área missionária e, assim, concluindo os 6 meses de formação.
A vendedora Cristina Nunes de Lima, 27, foi uma das 8 mil pessoas a receber o batismo na tarde deste sábado em Manaus. Ela sempre soube da importância em receber o batismo, mas como na juventude não era participante dos cultos deixou para decidir em receber o batismo após ter certeza que precisava da renovação. “Este ano resolvi me converter e nada é melhor como iniciar pelo batismo”, disse.
O batismo comunitário já existe a 10 anos. Como todos os anos, há grande número de pessoas que decidem ser batizados. Algumas áreas missionárias realizam o batismo de 3 em 3 meses.http://acritica.uol.com.br/manaus/Igreja-evangelica-Ponta-Negra-Manaus_0_1480052006.html