Dinâmica da Lição 02 – O fracasso de Israel em representar o Reino de Deus (Discipulando 1º Ciclo)

,


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, iniciem o estudo da lição 02: “O fracasso de Israel em representar o reino de Deus.”
- Nesta lição procure apresentar a transitoriedade da Lei para a dispensação da graça comparando uma com a outra.
7– Para o desenvolvimento desta lição sugerimos a dinâmica “Fracasso e Sofrimento”.



Dinâmica: Fracasso e Sofrimento

Todo cristão está sujeito a fracasso em sua vida cristã e em consequência disso passar por algum tipo de sofrimento. Às vezes, o sofrimento foi a forma encontrada por Deus para corrigir algumas imperfeições em nossas vidas. Em outras ocasiões não entendemos os objetivos Dele mediante aquela situação sofrível que estamos passando. Mas tenhamos uma certeza que tudo tem um propósito.
Israel, por ter escolhido não representar bem o Reino de Deus teve que passar centenas de anos como escravos.
Objetivo:
Saber que alguns dos sofrimentos são consequências de nossos fracassos.
Material:
Caixa ou sacola de tecido, tiras de papel ofício ou A4 e caneta hidrográfica.
Procedimento:
Escreva nas tiras de papel os fracassos de Israel em representar o Reino de Deus: Quebra da aliança, apego a cosas amaldiçoadas, afastamento de Deus, idolatria, falta de amor para com o próximo, prostituição. Dobre as tiras e coloque dentro da caixa ou sacola.
No final do terceiro tópico, coloque sua classe em círculo e diga-lhes que os fracassos de Israel os levou a uma vida de sofrimento. Mas que aquele sofrimento não foi em vão pois a nação aprendeu até os dias de hoje uma grande lição com Deus: Até hoje eles abominam a idolatria.
Entregue a caixa ou sacola ao aluno(a) que estiver na ponta do círculo, ele deverá ler um dos fracassos de Israel, e em seguida traga uma palavra de reflexão sobre o assunto, logo após a caixa será passada para o segundo aluno, para o terceiro, e assim prossegue,  e, como foi feito com o primeiro aluno deverá ser feito com todos até a retirada do último papel. Você poderá acrescentar ainda algum outro tipo de fracasso israelita que possa ser mencionado nesta dinâmica.

Diga-lhes que Deus não nos abandona no momento em que fracassamos, mas se permanecermos no erro Ele permite que passemos por situações indesejadas para que possamos aprender a viver uma vida de fé verdadeira Nele.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Esciba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/01/dinamica-da-licao-02-o-fracasso-de.html#ixzz3wNdvfjRh