Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Aprendendo Sobre os Dois Testamentos
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Obediência”.
Dinâmica: Obediência
Objetivos:
Refletir sobre a importância da obediência
Material didático:
Texto de reflexão
Atividade didática:
Tire cópias do texto para reflexão e no momento da dinâmica entregue aos seus alunos. Após a leitura do texto, sugerimos logo abaixo algumas perguntas que podem ser feitas. Use a criatividade para elaborar outras perguntas.
Jesus Cristo, o Mestre dos mestres, costumava fazer perguntas para incentivar as pessoas a ponderarem e aplicarem os princípios que Ele ensinava. (Ver, por exemplo, Mateus 16:13–15; Lucas 7:40–42; 10.25-37) As perguntas Dele induziam as pessoas à reflexão, à introspecção e ao comprometimento com a verdade.
Na EBD as perguntas são usadas para conseguir-se os seguintes resultados:
1. Desenvolver a lição.
2. Esclarecer a lição.
3. Fazer o estudante pensar.
4. Colocar ênfase nas verdades importantes.
5. Manter a classe ocupada.
Texto para reflexão: O naufrágio
Uma embarcação estava a dias enfrentando dificuldades para atravessar uma tempestade no mar. Os marinheiros avisavam aos jovens estudantes para se manter juntos e com os coletes salva-vidas. Um grupo obedeceu e passou a andar no barco com a proteção devida. O tempo melhorou um pouco e chegou a hora de dormir. O comandante do navio continuou avisando que era para dormir com os coletes, mas alguns jovens começaram a rir do grupo que obedeceu, visto que a tempestade terminara. Em meio a gargalhadas, foram dormir. De madrugada, houve-se um grande estrondo no navio e as luzes se apagaram. Quase que instantaneamente a água tomou conta do dormitório que ficava na parle inferior da embarcação. Não houve tempo para nada; todos se lançaram nas aguas turbulentas e começaram a nadar. Não demorou muito para ver que a tormenta era inimiga das vidas; aqueles jovens que não tiveram tempo para colocar os coletes sofreram a perda de suas vidas na escuridão das águas, uma vez que todos os que estavam com os coletes foram salvos por um pequeno barco que os avistou boiando nas águas.
Autoria desconhecida
Respondendo francamente:
- Como você definiria a obediência?
- Você é obediente?
- A obediência dos jovens poderia ter poupado-lhes as vidas. Pergunta-se: É fácil obedecer? Por quê?
- Depois de ouvir a história contada você poderia dizer outras consequências de uma pessoa que não obedece?
- Será que vale à pena obedecer a Deus? Qual é a recompensa que recebemos por obedecermos?
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Adaptada por Escriba Digital.
Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/01/dinamica-da-licao-03-o-filho-amado-e.html#ixzz3x3mH2NkB