AULA EM 31 DE JANEIRO DE 2016 – LIÇÃO 5
(Revista: CPAD)
Tema: O ARREBATAMENTO DA IGREJA
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição recomendo que dê uma lida minuciosa nos textos de referência que a lição apresenta.
- “desde que o Senhor Jesus foi assunto aos céus”, desde que Jesus subiu gloriosamente ao céu, desaparecendo nas nuvens At 1.9 o seu retorno será da mesma forma gloriosa e somente os salvos o verão.
- “é de máxima importância para os nossos dias”, porque se refere aos acontecimentos atuais, sendo, portanto um tema da atualidade.
- “ensina tão pouco a respeito da volta de Jesus”, existe nas igrejas um povo que aguarda a volta de Cristo e se interessa pelo assunto, mas existem também aqueles que estão investindo em suas vidas aqui e que não entendem ou não aceitam a ideia de um arrebatamento, esses deixam esse assunto de lado, não dando a devida importância.
__________________________________________
I - TODOS OS SALVOS SERÃO ARREBATADOS
- “primeira fase de sua vinda”, a vinda de Cristo será em duas fases, uma só para a Igreja e outra para Israel.
- “Este vocábulo dá a ideia de rapto”, é tomar com violência, será assim o arrebatamento, um povo será raptado dessa terra.
- “os que morreram em Cristo”, esses serão ressuscitados e arrebatados primeiro, depois os vivos serão transformados e arrebatados.
- “aguardando o glorioso evento”, obviamente só será arrebatado os que estiverem aguardando a volta do Senhor.
- “que foram transformados mediante o novo nascimento”, mesmo assim ainda haverá a transformação do corpo. 1 Co 15.51
- “A vida cristã não é fácil, exige renúncia”, o mundo da atualidade tem muito mais atrativos que na época dos apóstolos, por isso há hoje ainda mais dificuldade para alguém permanecer na Igreja que à tempos atrás.
- “acabam vencidos pela carne”, a carne possui desejos que só o mundo pode satisfazer, por isso alguns crentes acabam se deixando vencer e desistem do caminho do céu.
- “igualmente para todos os infiéis”, a recompensa é o reconhecimento pelos atos, assim a recompensa dos ímpios será o reconhecimento por todas as suas atitudes ímpios.
- “serão transformados e subirão”, serão transformados porque essa carne não pode entrar no céu do jeito que está.
__________________________________
II - O ARREBATAMENTO E A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
- “aos que em Jesus dormem”, o verbo “dormir” aqui se refere aos que morreram em Cristo. Alguns já criaram heresias acerca disso, como é o caso do “sono da alma.”
- “feito as primícias dos que dormem”, primícias são os primeiros frutos da colheita. Quando se fala em primeiros frutos quer dizer que haverão muitos outros.- “pois quando chegarmos aos céus os encontraremos”, essa é uma palavra de consolo, pois muitos ficam traumatizados acerca de suas perdas nessa terra, não levando em consideração a vida eterna.
2. A primeira e a segunda ressurreição.
- “vencendo a morte física, definitivamente”, comparando com os homens que foram ressuscitados na Bíblia, pois eles tornaram a morrer naturalmente após ressuscitarem.
- “Contudo, na primeira ressurreição”, essa primeira ressurreição será promovida para os salvos. Os mortos no arrebatamento e os outros no período da Tribulação.
- “segunda ressurreição será para os ímpios”, eles ressuscitarão para o julgamento diante do Grande Trono Branco. Ap 20.11
3. A transformação dos crentes que estiverem vivos quando Jesus voltar.
- “A transformação dos vivos é um mistério”, quer dizer que será algo maravilhoso sem nenhuma explicação lógica, o nosso corpo físico vai mudar de natureza.
- “corruptível se revista da incorruptibilidade”, corruptível aqui significa que pode ser danificado, machucado e sofrer envelhecimento.
- “o corpo se tornará espiritual”, o apostolo Paulo afirmou que existe corpo espiritual veja:
“Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” 1 Co 15.44
- “glorificados, semelhantes ao de Jesus (Fp 3.21)”, professor(a), não deixe de ler essa referência na classe, ela é muito boa, veja:
“Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” Fp 3.21
- “ao encontro do Senhor nos ares”, como Rebeca foi conduzida ao encontro de Isaque, Gn 24.61-64 também a Igreja será conduzida ao Senhor nos ares.
___________________________________________
III - ANTES DO ARREBATAMENTO E DEPOIS DELE
- “deve estar preparado a cada dia”, como em uma emprese onde o presidente está para visitar e pode chegar a qualquer momento, todos ficam apreensivos vendo se há algum detalhe que ainda precise ser ajeitado, ou como em um quartel que está para receber a visita do general, todos ficam na expectativa momentos antes para receber bem a autoridade, o nosso Senhor está prestes a chegar, isso pode acontecer a qualquer momento.
- “não haverá mais tempo”, como as virgens loucas que após o aviso da chegada do noivo saíram para comprar azeite.
- “esses alertas devem ser dados agora”, quer dizer que dentro da família, aqueles que são colunas de oração devem alertar os entes queridos.
- “expressão máxima do amor de Deus”, pelo fato de ter sido entregue por Deus para morrer pela humanidade na cruz.
- “Mas em todos os embates, ela saiu vitoriosa”, todos os que perseguiram a Igreja na história da humanidade até hoje, já desapareceram na história, mas a Igreja permanece até hoje.
- “porque vindas são as bodas do Cordeiro”, será após o arrebatamento, um banquete no céu onde seremos servidos pelos anjos. Enquanto a humanidade estiver passando pela tribulação a Igreja estará festejando com o Senhor.
_____________________________________
CONCLUSÃO
- “reunião de todos os filhos de Deus”, os crentes espalhados nas diversas denominações cristãs ao redor do mundo, poderá haver crentes até mesmo de movimentos e seitas que não aceitamos como cristãs, como a Congregação Cristão no Brasil e a igreja Católica.
- “Os mortos serão ressuscitados”, com certeza eles já ressuscitarão com o novo corpo espiritual e é possível que os crentes vivos consigam ver os mortos sendo arrebatados antes de eles serem transformados e subirem.
Elabore o resumo, apresente aos seus alunos e corrija o questionário.
Marcos André – professor