Lição 1, Escatologia, o Estudo das Últimas Coisas 1º trimestre de 2016 - O Final de Todas as Coisas - Esperança e Glória Para os Salvos
"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos." (2 Tm 3.1)
Terça - Lc 12.40 O Filho do Homem virá a qualquer momento
Quarta - At 1.7 Não se pode especular quanto à segunda vinda do Filho de DEUS
Quinta - 2 Pe 3.8 O tempo de DEUS não é o nosso tempo
Sexta - Mt 24.36 Só DEUS sabe o tempo da vinda de JESUS e o fim do mundo
Sábado - Mt 24.23-25 Antes da vinda de JESUS surgirão falsos cristos e falsos profetas
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Mateus 24.4, 5, 11-13; 1 Tessalonicenses 1.10 Mt 24.4 - E JESUS, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, 5 - porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o CRISTO; e enganarão a muitos. 11 - E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. 12 - E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. 13 - Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 1 Ts 1.10 - e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, JESUS, que nos livra da ira futura. OBJETIVO GERAL
Explicar o real significado da Escatologia Bíblica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Definir a Escatologia; Mostrar a preocupação do homem com os fins dos tempos; Explicar algumas das diferentes interpretações escatológicas. INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado professor, neste primeiro trimestre do ano estudaremos a respeito das últimas coisas, pois em breve JESUS virá! Muitos já não creem na Segunda Vinda de CRISTO, por isso, desprezam as profecias bíblicas. Todavia, JESUS virá como um ladrão, na hora que ninguém espera. Este glorioso dia não nos pegará de surpresa, pois somos do Senhor e aguardamos a sua vinda a qualquer momento.
O comentarista do trimestre é o pastor Elinaldo Renovato de Lima - autor de diversos livros, líder da Assembleia de DEUS em Parnamirim, RN.
Que o estudo de cada lição possa trazer esperança ao seu coração, pois breve Ele virá e estaremos para todo o sempre em sua presença. PONTO CENTRAL O estudo da Escatologia Bíblica traz esperança para os salvos em JESUS CRISTO. Resumo da Lição 1, Escatologia, o Estudo das Últimas Coisas
I - O ESTUDO DA ESCATOLOGIA
1. Definição. 2. A escatologia e a volta de JESUS. II - A PREOCUPAÇÃO COM OS FINS DOS TEMPOS 1. Os discípulos de JESUS. 2. As previsões falsas sobre o futuro. 3. Falsos profetas. III - INTERPRETAÇÕES ESCATOLÓGICAS Existem diferentes interpretações escatológicas a respeito do fim. Não podemos estudar todas em uma única lição, porém estudaremos algumas: 1. Futurista. subdivide-se em: a) Pré-tribulacionista. b) Pré-milenista. c) Midi-tribulacionistas. d) Pós-tribulacionistas. 2. Histórica. 3. Preterista 4. Simbolista. SÍNTESE DO TÓPICO I - A Escatologia Bíblica tem como objetivo estudar os assuntos relacionados às últimas coisas. SÍNTESE DO TÓPICO II - Os discípulos de JESUS sempre se preocuparam com os fins dos tempos. SÍNTESE DO TÓPICO III - Existem várias interpretações escatológicas a respeito do fim.
PARA REFLETIR - A respeito da Escatologia Bíblica, responda:
Defina "escatologia".
A palavra escatologia tem origem em dois termos gregos: escathos, "último", e logos, "estudo", "mensagem", "palavra". O termo grego cognato é éschata, que significa "últimas coisas". Daí vem à expressão "estudo", ou "doutrina" das "últimas coisas".
Quais os temas estudados pela escatologia?
Estado Intermediário, Arrebatamento da Igreja, Grande Tribulação, Milênio, Julgamento Final e o Estado Perfeito Eterno.
Quando se dará a volta de CRISTO?
A qualquer momento CRISTO poderá voltar.
Cite três interpretações escatológicas a respeito do fim.
Pré-tribulacionista, Pré-milenista, Midi-tribulacionistas.
O que a corrente Preterista entende a respeito do Apocalipse?
Os preteristas entendem que o Apocalipse já se cumpriu totalmente na época do Império Romano, incluindo a destruição de Jerusalém, no ano 70 a.C.. CONSULTE Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 65, p. 36. Você encontrará mais subsídios para enriquecer a lição. SUGESTÃO DE LEITURA Escatologia, doutrina das Últimas Coisas, Erros escatológicos que os Pregadores devem evitar e Hermenêutica Fácil e descomplicada. Comentários de vários autores com alguma modificações do EV. Luiz Henrique Pontos difíceis e polêmicos Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. João 16:13 Nosso credo - Igreja Evangélica Assembleia de DEUS 11 - (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14) Cremos na Segunda Vinda premilenial de CRISTO, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos. 12 -(2Co 5.10) Cremos que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de CRISTO, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de CRISTO na terra. 13 - (Ap 20.11-15) Cremos no juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis. 14 - (Mt 25.46) Cremos na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis. Haverá ação do ESPÍRITO SANTO durante a grande Tribulação e durante o milênio? O ESPÍRITO SANTO estará atuando nas duas testemunhas e nos 144 mil pregadores, eles todos vão fazer sinais e prodígios além de pregar o evangelho do reino de DEUS. Durante o milênio o ESPÍRITO SANTO será derramado sem medida - Joel 2.27-29 E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito Joel 2:27-29 Quem serão as duas testemunhas que farão proezas durante a Grande Tribulação? Estudando sobre as duas testemunhas chegamos a uma conclusão mais provável: Serão Moisés e Elias. Moisés é representante da lei e o maior desejo que ele tinha era entrar na terra prometida, entrou depois de morto mas entrou e voltará novamente. Elias é representante dos profetas e o maior desejo dele era ver Israel sem idolatria, ainda terá chance de ver seu povo deixar sua última idolatria, o anticristo.
As pessoas mais representativas são Moisés representando a lei e Elias representando os profetas, tanto a lei como os profetas previram a vinda de JESUS e seu ministério.
A bíblia se resume na lei e nos profetas. Ap 11.6 Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem. - Claramente identifica Elias e Moisés. Elias - 3 anos e meio sem chuva e Moisés - águas transformadas em sangue e pragas. Haverá salvação para gentios e desviados do evangelho durante a Grande Tribulação? Claro que vai haver conversões aos montes na grande tribulação. DEUS é tremendo. esse amor nos constrange. As pessoas que estão desviadas não precisam de mais nada a não ser mais uma chance. Deus em sua infinita misericórdia dará essa chance para elas. DEUS é amor (Esses fazem parte dos "Força-os a entrarem" E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Lucas 14:23). Lembre-se de que - Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. Mateus 6:15 Os pregadores serão as duas testemunhas e os 144 mil pregadores. Apocalipse 11:3-6 E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem. Apocalipse 7:13,14 E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
Estudo importantíssimo para o trimestre - Setenta semanas de Daniel
JEREMIAS 29.1-14
A CARTA DE JEREMIAS AOS JUDEUS DA BABILÔNIA Eu escrevi uma carta aos judeus que Nabucodonosor havia levado como prisioneiros de Jerusalém para a Babilônia: autoridades, sacerdotes, profetas e todo o povo. Isso aconteceu depois de terem saído de Jerusalém o rei Joaquim, a sua mãe, os oficiais do palácio, as autoridades de Judá e de Jerusalém, os carpinteiros e os outros operários especializados. O rei Zedequias, de Judá, mandou que Elasa, filho de Safã, e Gemarias, filho de Hilquias, levassem a carta ao rei Nabucodonosor, da Babilônia. Ela dizia:"O SENHOR Todo-Poderoso, o DEUS de Israel, diz o seguinte a todos os judeus que ele deixou Nabucodonosor levar como prisioneiros de Jerusalém para a Babilônia: 'Construam casas e morem nelas. Plantem árvores frutíferas e comam as suas frutas.Casem e tenham filhos. E que os filhos casem e também tenham filhos. Vocês devem aumentar em número e não diminuir. Trabalhem para o bem da cidade para onde eu os mandei como prisioneiros. Orem a mim, pedindo em favor dela, pois, se ela estiver bem, vocês também estarão. Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, o DEUS de Israel, os estou avisando para que não se deixem enganar pelos profetas que vivem no meio de vocês nem por aqueles que dizem que podem adivinhar o futuro. Não dêem atenção aos sonhos deles. Eles dizem mentiras em meu nome. Eu não os enviei. Eu, o SENHOR, estou falando.'"O SENHOR DEUS diz ainda: 'Quando os setenta anos da Babilônia passarem, eu mostrarei que me interesso por vocês e cumprirei a minha promessa de trazê-los de volta à pátria. Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu afirmo que vocês me encontrarão e que eu os levarei de volta à pátria. Eu os ajuntarei de todos os países e de todos os lugares por onde os espalhei. E levarei vocês de volta à terra de onde os tirei e levei como prisioneiros. Eu, o SENHOR, estou falando.' A Escatologia no Antigo Testamento.
Destacaremos aqui dez importantes fatos escatológicos profetizados no Antigo Testamento. São eles: A vinda do messias prometido (Is 9.1-7); O derramamento do ESPÍRITO SANTO (Jl 2.28); A dispersão dos judeus (Lv 26.33, 36,37); Aumento e retorno dos judeus a Israel e reconstrução do Templo (Jr 23.4; Ez 39.22; Dn 9.27; Mq 2.12); O juízo de Israel durante a grande tribulação (Dn 12.1); A batalha de Armagedom (Zc 12.3,9; 14.2); Conversão em massa dos judeus (Ez 39.21,22; Is 52.8); A doutrina da ressurreição e do juízo final (Dn 12.2); A implantação do Reino divino na terra (Is 11.1-16); O surgimento dos novos céus e da nova terra (Is 65.17). 3. No Novo Testamento: O cristianismo afirma as doutrinas da imortalidade da alma, do juízo particular, em que cada pessoa é julgada perante DEUS pelos atos que praticou na existência terrena, e do julgamento universal no fim do mundo, após a ressurreição corporal. A pregação messiânica de JESUS e os textos do Novo Testamento foram objeto de interpretações desde os primeiros séculos da era cristã e durante a Idade Média. Modernamente, os teólogos apresentam novas soluções para os problemas escatológicos, fazendo da salvação individual e coletiva não o objeto de uma espera passiva, mas de uma esperança ativa, em que a plenitude do desenvolvimento humano realiza o encontro espiritual com DEUS. Jerusalém foi invadida em 70 d.c. pelos romanos, o templo destruído e os judeus foram dispersos pelo mundo.
Romanos 11:25 = Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado;
LUCAS 21:24
E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos destes se completem.
O termo "tempos dos gentios" é o período no qual Jerusalém estaria sob o domínio dos gentios, desde o cativeiro babilônico, continuando até hoje e continuará durante a tribulação. Terminando na segunda vinda de JESUS à terra onde irá julgar as nações.Dn 2:35 A era da igreja que começou no dia de Pentecostes vai até o arrebatamento da igreja. Também conhecida como dispensação da graça Ef 3:1-7 .No livro de apocalipse temos representadas a era da igreja em diversas épocas, através das sete igrejas da Ásia: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia (a última igreja).
Este período não é contado como dentro das 70 semanas pois não correspondem a "teu povo e a tua santa cidade" (Israel e a Jerusalém), mas sim a Igreja, pois a profecia é para Israel e Jerusalém.
Crucificação de JESUS CRISTO (FINAL DA 69a Semana)
JESUS morreu para a nossa Salvação.
Isaias 53:8
Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?
A Escatologia no Novo Testamento.
Estaremos também destacando aqui dez importantes fatos escatológicos que são destaques no Novo Testamento: O arrebatamento da Igreja (1Ts 4.13-17); O tribunal de CRISTO (Rm 14.10; 2Co 5.10); As bodas do Cordeiro (Ap 19.7); O surgimento do Anticristo (2Ts 2.1-12; Ap 13.1,2); O aparecimento do Falso Profeta (Ap 13.11-16); Os juízos divino (Ap 6.1-13; 8.15); A vinda de JESUS em glória (Mt 24.29-39; Ap 19.11-16); O Reino milenial de CRISTO (Ap 20.1-6); O Juízo final (Ap 20.11-15); O surgimento de um novo modo de ser e estar perfeito e eterno, tendo como fundamento a Nova Jerusalém Celeste (Ap 21.1-27). Tópico II - O Objetivo Da Doutrina Das Últimas Coisas: 1. Mostrar o que está prestes a acontecer DEUS está sempre revelando ao homem o que vai fazer, antes mesmo de fazer, pois o ama e quer livrá-lo de todo o mal, tornando possível à sua criatura ser salvo pelo poder do sacrifício de JESUS na cruz. Am 3.7 Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. 2. Preparar o crente para encontrar-se com DEUS Am 4.12 Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu DEUS. Devemos estar prontos para o arrebatamento, pois JESUS vem buscar os preparados e não os que estão se preparando. Em muitos o ensino escatológico provoca medo, porém este ensino foi dado por DEUS para nos dar a alegria em saber que brevemente estaremos com Ele para sempre. Sl 101.6 Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. 3. Tranqüilizar o povo de DEUS quanto aos últimos acontecimentos Nada melhor e mais confortante que lermos um livro e ao terminarmos a leitura sabermos que nosso herói venceu e viveu feliz para sempre; assim devemos nos deliciar no estudo da bíblia sabendo que nosso salvador é vencedor da morte, do inferno e de Satanás; e que estaremos para sempre com Ele, o nosso Salvador e Senhor, JESUS CRISTO, o rei dos reis e Senhor dos senhores. Ap 1.18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno. 4. Alertar a todos que o noivo está chegando. Foi-nos dadas pistas para que pudéssemos saber, não o dia e nem a hora, porém a estação própria para a colheita de DEUS. Os sinais são patentes e as profecias nunca se cumpriram com tanta velocidade, estejamos prontos, aí vem o Noivo!!!! Mt 25.6 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Mt 25.13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. Tópico III - As Fontes Da Doutrina Das Últimas Coisas 1. A bíblia É a infalível Palavra de DEUS, nosso prumo, nossa lâmpada que ilumina o caminho para DEUS. Sl 119.13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem [a hora] em que o Filho do homem há de vir. 2. Os credos e as declarações doutrinárias da igreja A Igreja, ao longo dos séculos tem se sustentado na fé e na Palavra de DEUS. At 2.42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 3. A teologia O sistemático estudo da Palavra de DEUS só trás benefícios ao povo de DEUS e é o principal descobridor de revelações contidas na Palavra de DEUS para nós, a sua Igreja. Hoje sabemos muito mais a respeito do futuro do que nos tempos apostólicos, pois o ESPÍRITO SANTO vai a cada dia nos revelando mais e mais dos tesouros escondidos nas profundezas da sabedoria de DEUS. 1Co 2.10 Mas DEUS no-las revelou pelo seu ESPÍRITO; porque o ESPÍRITO penetra todas as coisas, ainda as profundezas de DEUS. 4. A história A história, na maioria, escrita por homens incrédulos, só tem comprovado o que não pode ser mudado, DEUS cumpre o que escreveu e não muda um til sequer. Mt 5.18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um [til] se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. 5. O Testemunho do ESPÍRITO SANTO O ESPÍRITO SANTO vai nos ensinando e nos revelando tudo o que antes estava obscuro na Palavra de DEUS, para que mantenhamos a comunhão e amizade com JESUS todos os dias de nossa vida aqui na terra. Jo 14.26 Mas aquele Consolador, o ESPÍRITO SANTO, que o Pai enviará em meu nome, esse [vos ensinará] todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Jo 15.26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele ESPÍRITO de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. Rm 8.16 O mesmo ESPÍRITO testifica com o nosso espírito que somos filhos de DEUS. Tópico IV - Como Estudar a Doutrina das Últimas Coisas? 1. Recorrendo primeiro à bíblia De preferência devemos estudar em bíblias de diversas traduções, bem como livros como "Apocalipse, versículo por versículo" de Severino Pedro da CPAD; "Espada Cortante 1 e 2 " de Orlando Boyer da CPAD; tendo o cuidado de estudar estes livros e outros com o máximo de cuidado para não comer "espinho junto com peixe" 2. Orando constantemente em profunda reverência A oração deve ser por sabedoria e revelação como fez Daniel. Lembrando de que revelação é igual a união do Antigo Testamento com o Novo Testamento e revelado pelo ESPÍRITO SANTO, nestes termos. 3. Evitando as especulações e as vãs sutilezas da falsa hermenêutica Na Internet e por todo o lado acharemos milhares de estudos escatológicos, porém devemos fazer uma acareação com a bíblia sempre. 4. Esperando com alegria a manifestação do Senhor da glória DEUS está mais interessado em que nós aprendamos sua Palavra e as futuras coisas que irão acontecer, do que nós mesmos; portanto, busquemos com desejo de aprender para ajudar aos outros e DEUS certamente nos fascinará com suas maravilhas preparadas para nós, os seus filhos amados. LIÇÃO 1, APOCALIPSE, A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2012 - CPAD - Jovens e Adultos “As Sete Cartas do Apocalipse — A mensagem Final de CRISTO à Igreja”. Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor Correa de Andrade Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Apocalipse 1.1-8 1 - Revelação de JESUS CRISTO, a qual DEUS lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, 2-o qual testificou da palavra de DEUS, e do testemunho de JESUS CRISTO, e de tudo o que tem visto. 3 - Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. 4 - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono; 5 - e da parte de JESUS CRISTO, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, 6 - e nos fez reis e sacerdotes para DEUS e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém! 7 - Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém! 8- Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Todas essas igrejas se acabaram, apesar de serem fundadas por Paulo e seus companheiros e de até Éfeso ser dirigida por João o apóstolo. Não ouviram as advertências de JESUS, em suas cartas, sucumbiram pelos falsos ensinos dos falsos mestres. Hoje os muçulmanos dominam totalmente o país e essas cidades. Fiquemos alerta com as cartas que JESUS nos escreve. Leiamos esse importante livro e prestemos atenção aos avisos que nos são dados por JESUS. Eu pessoalmente creio que livro de Apocalipse foi escrito por volta de 95 a 96 DC durante a última metade do reino do Imperador Domiciano, o último dos doze Césares Romanos. Todos os comentaristas fundamentalistas modernos concordam com essa estrutura de tempo. Deixe-nos citar algumas evidências que dão suporte a esta visão. A respeito da visão de que o livro de Apocalipse foi escrito pelo apóstolo João durante o governo de Domiciano, há duas fortes evidências – ambas de natureza externa e interna. Primeiro a evidência externa. Inicialmente, de maneira geral podemos dizer que todos os escritores dos três primeiros séculos, cujos escritos foram encontrados, são explícitos, e concordam em situar o exílio do João e a sua escrita do Apocalipse (Revelação) na última parte do reinado de Domiciano, o último dos doze Césares; e isso, portanto, nos diz que esse livro foi escrito em 95 ou 96 DC. A primeira e maior das testemunhas é Ireneu. Ele era aluno de Policarpo, que por sua vez foi um dos discípulos de João. Portanto, Ireneu é muito mais provável de ter recebido um verdadeiro relato dos últimos dias do apóstolo João do que qualquer outro escritor cujas obras tenham chegado a nós. Sendo que, quando Ireneu fala da forte probabilidade do nome do Anticristo ser Teutão (Teitan), ele dá este definido testemunho acerca de João e da sua escrita do Apocalipse: Nós não vamos, entretanto, correr o risco de cometer um erro nesse assunto, de confiantemente afirmar que ele terá esse nome; pois nós sabemos que, se estivesse estabelecido que o seu nome deveria ser proclamado no tempo presente, isso teria sido anunciado por aquele que viu a Revelação. Pois foi vista há não muito tempo, mas quase em nossa geração, no final do reino de Domiciano. Tertuliano, um contemporâneo de Ireneu, observou: “Quão feliz é aquela Igreja cujos apóstolos derramaram todos as suas doutrinas com seu sangue! Na qual Pedro resiste a sofrimentos semelhantes aos do Senhor; na qual Paulo tem por coroa a mesma morte que João; e o apóstolo João, após ter sido mergulhado em olho fervendo sem sofrer nenhum mal, foi banido para uma ilha.” Aqui Tertuliano nos informa de dois fatos: primeiro, que João foi banido; e segundo, que o lugar do seu exílio foi para uma ilha. Em outra passagem após mencionar a perseguição por Nero, ele continua: “Domiciano também, o qual era como um Nero em crueldade, ensaiou as mesmas coisas; mas ele, como também era um ser humano, prontamente cessou o seu empreendimento, e restaurou aqueles que haviam sido banidos.” Tertuliano, dessa maneira, sugere que o exílio era a pena usualmente infligida aos Cristãos por Domiciano; ao passo que, pelos registros, Nero era acostumado a matá-los. Clemente de Alexandria não menciona Domiciano pelo nome; mas ele provavelmente o insinua quando fala do “tirano” após cuja morte João voltou do exílio. Eusébio, em três passagens, declara que a expulsão de João ocorreu no reinado de Domiciano. Ele também diz que João escreveu o Apocalipse no décimo quarto ano de reinado de Domiciano, que seria 95 DC. Vitorinus de Petau, o autor do mais antigo comentário que existe sobre Apocalipse, explica as palavras: “importa que profetizes outra vez a povos, e nações, e línguas e reis.” (Rev. 10.11 mg.), da seguinte maneira: Ele fala dessa maneira porque, quando João viu esta visão, ele estava na ilha de Patmos, havendo sido condenado pelo César Domiciano a trabalhar na mina. Lá, então, ele viu o Apocalipse; e, agora que, avançado em anos, ele começava a pensar que seria recebido no descanso através de seus sofrimentos. Domiciano morrera, e todas suas sentenças foram canceladas. E assim, João, após ter sido liberto da mina, entregou essa mesma revelação que recebeu do Senhor. Novamente, ao discutir o oitavo rei mencionado no capítulo dezessete do livro de Apocalipse, Vitorinus nos diz em seu comentário que o sexto era Domiciano, em cujo reinado foi escrito o Apocalipse. INTERAÇÃO Caro professor, neste trimestre estudaremos o tema: "As Sete Cartas do Apocalipse". Por isso, comente com os alunos que o Apocalipse será a base temática para o nosso estudo bíblico. Veremos que o Livro Profético mostra-nos o JESUS triunfante, exaltado e poderoso. Desvendando os mais profundos segredos dos fatos que "foram", "são" e "acontecerão" nos últimos dias (Ap 1.19). O comentarista desse trimestre é o pastor Claudionor de Andrade, que, além de ser ministro do evangelho, é conferencista, autor de várias obras editadas pela CPAD e Gerente de Publicações da Editora. ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA Professor, o Livro do Apocalipse retrata todo o processo de consumação redentora da humanidade através de figuras de linguagens e simbolismos dramáticos. Seu estilo literário é a apocalíptica judaica (Ver subsídio bibliográfico I). Ela é encontrada fartamente no Antigo Testamento, como em Ezequiel e Daniel. Estes, também, apresentam abundantes figuras e simbolismos. Portanto, antes de iniciar a lição deste domingo apresente aos alunos o esboço geral do Livro do Apocalipse proposto no esquema da página seguinte. Boa aula!
O LIVRO DE APOCALIPSE |
ESBOÇO | AUTOR | TEMA | DATA | PROPÓSITO |
Prólogo (1.1-8) I. 1.9 - 3.22 -* 0 Senhor Clorifícado e Suas Igrejas. II. 4.1 - 11.19-.0 Digno Cordeiro e Seus Feitos no Desfecho da História. III. 12.1 -22.5-* DEUS Pai e CRISTO, no Grande Conflito com Sataná5. Epílogo (22.6-21) | João, o apóstolo. | A Consumação do Conflito dos séculos. | Cerca de 9096 d.C. | Há um tríplice propósito no livro: (1) Revelar os desvios doutrinários das igrejas da Ásia. (2) Fortalecer a fé e a firmeza na fidelidade a CRISTO. (3) Dar aos crentes uma perspectiva divina na revelação do desfecho da história humana. |
ARREBATAMENTO E SEGUNDA VINDA | |
ARREBATAMENTO | SEGUNDA VINDA |
Será em segredo (Mt 24.36) | Será pública (Ap 1.7) |
CRISTO vem para a Igreja (1 Ts 4.17) | CRISTO vem com a Igreja (Judas 14) |
Antes da Grande Tribulação (Ap 3.10) | Após a Grande Tribulação (Mt 24.29-30) |
JESUS vem nos ares (1 Ts 4.17) | JESUS pisa no Monte das Oliveiras (Zc 14.4) |
Os santos o verão (1 Ts 4.17) | Todo olho verá (Ap 1.7) |
Tempo de Alegria (I Jo 3.2 Ap 1.6) | Tempo de Lamentação (Mt 24.30 Sf 1.17) |
Incrédulos deixados (Mt 24.40) | Incrédulos destruídos (Mt 25. 41-46 Sf 1.17) |
Em todo o Planeta | Fisicamente em Israel |
O Glorioso Aparecimento de CRISTO do Céu para Julgar e Guerrear | |
CRISTO voltará com os crentes e com seus anjos | 2 Ts 1.7-10; Jd 14, 15; Ap 19.14 |
CRISTO reunirá os santos da tribulação | Mt 24.31; 25.31-40; Mc 13.27; Ap 20.4 |
Os incrédulos não estarão preparados para isso | Mt 24.38,39,43 |
CRISTO separará os homens na terra | Mt 13.40,41, 47-50; 25.31-46 |
As nações ficarão enfurecidas diante desse evento | Ap 11.18 |
Os santos se regozijarão diante desse evento | Ap 19.1-8 |
CRISTO julgará e destruirá os ímpios, inclusive o Anticristo, e Satanás será aprisionado por mil anos |
Is 13.6-12;Ez 20.34-38; Mt 13.41-50; 24.30; 25.41-46;Lc 19.11-17;1Ts 5.1-11; 2Ts 2.7-10,12;Ap 6.6,17; 11.18; 17.14; 18.1-24; 19.11-20.3 |
Os santos da tribulação receberão galardões | Mt 5.11,12; 1Co 3.12-14; 9.25-27; Gl 6.9,10; 2Tm 4.8; Ap 20.4 |
Os santos da tribulação compartilharão da glória de CRISTO e do seu Reino | Mt 25.31-40; Rm 8.29; 2Ts 2.13,14; Ap 20.4 |
A SEGUIR VEM AS BODAS DO CORDEIRO | |
O REI | É o próprio JESUS |
PARTICIPANTES DA FESTA | JESUS, a Igreja, os Anjos e os Santos do AT |
A FESTA NUPCIAL | Os benefícios e as delícias do reino messiânico |
TRAJE EXIGIDO | Vestes santas de pureza e justiça de DEUS |
OCASIÃO | Após o Arrebatamento e o Tribunal de CRISTO |
A VIDA GLORIOSA NA DITOSA CIDADE | REFERÊNCIA |
Será de Comunhão com CRISTO | Ap 21.22; 1Jo 3.2 |
Será de Plena Santidade | Ap 21.27 |
Será de Glória Inaudita | Ap 21.11 |
Será de Riquezas Imensuráveis | Ap 21.11,18-21 |
Será de Completo Conhecimento de DEUS | Ap 21.14; 22.4 |
Será de Infinita Adoração | Ap 22.3 |
Será de Contemplação da Face Divina | Ap 22.4 |
Será de Incomensurável Governo | Ap 22.5 |
- A vinda do messias prometido (Is 9.1-7);
- O derramamento do ESPÍRITO SANTO (Jl 2.28);
- A dispersão dos judeus (Lv 26.33, 36,37);
- Aumento e retorno dos judeus a Israel e reconstrução do Templo (Jr 23.4; Ez 39.22; Dn 9.27; Mq 2.12);
- O juízo de Israel durante a grande tribulação (Dn 12.1);
- A batalha de Armagedom (Zc 12.3,9; 14.2);
- Conversão em massa dos judeus (Ez 39.21,22; Is 52.8);
- A doutrina da ressurreição e do juízo final (Dn 12.2);
- A implantação do Reino divino na terra (Is 11.1-16);
- O surgimento dos novos céus e da nova terra (Is 65.17).
- O arrebatamento da Igreja (1Ts 4.13-17);
- O tribunal de CRISTO (Rm 14.10; 2Co 5.10);
- As bodas do Cordeiro (Ap 19.7);
- O surgimento do Anticristo (2Ts 2.1-12; Ap 13.1,2);
- O aparecimento do Falso Profeta (Ap 13.11-16);
- Os juízos divinos (Ap 6.1-13; 8.15);
- A vinda de JESUS em glória (Mt 24.29-39; Ap 19.11-16);
- O Reino milenial de CRISTO (Ap 20.1-6);
- O Juízo final (Ap 20.11-15);
- O surgimento de um novo modo de ser e estar perfeito e eterno, tendo como fundamento a Nova Jerusalém Celeste (Ap 21.1-27).
Lição 13, A formosa Jerusalém fonte www.apazdosenhor.org.br