Dinâmica da Lição 05: Como conviver com o diferente? (Adolescentes)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresente o título da lição: Como conviver com o diferente?
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para o encerramento da aula, aplique a dinâmica “Os Relacionamentos e suas dimensões”.



Dinâmica: Os Relacionamentos e suas dimensões

Objetivo:
Mostrar que, para aprendermos a conviver com pessoas diferentes é preciso aprendermos a conviver bem conosco mesmo e com Deus.
Materiais didáticos:
Papel recortado e digitado com os nomes dos três tipos de dimensões de relacionamentos descritos logo abaixo.
Papel A4 e caneta
Uma pequena sacola
Atividade didática:
Antes da aula;
Escreva em uma folha de papel:
- Dimensão vertical (Deus)
- Dimensão horizontal (entre pessoas)
- Dimensão pessoal (comigo mesmo)
Recorte, dobre e coloque em uma pequena sacola.
Durante a aula:
Inicie dizendo que a lição de hoje estará falando sobre as três principais dimensões dos relacionamentos humanos são: vertical (Deus), horizontal (entre pessoas) e pessoal (comigo mesmo). Para introduzir a lição e ter uma compreensão geral dos assunto que será estudado, divida a turma em três grupos. Entregue a cada grupo uma folha de papel A4 em branco e caneta. Informe que cada grupo deve ainda pegar na sacola um papel recortado e que no papel estará um tipo de dimensão de relacionamento humano. Cada grupo terá aproximadamente sete minutos para escrever os tipos de problemas na dimensão que eles escolheram e como melhorar o relacionamento nessa dimensão. Após os sete minutos cada grupo deverá escolher um representante para falar sobre a conclusão que eles chegaram sobre o assunto. Cada representante terá cinco minutos para expor a sua conclusão.
Conclua dizendo que se quisermos aprender a conviver bem com as pessoas com as mais diferentes formas de agir e pensar (dimensão horizontal) precisamos primeiro ter um bom relacionamento na dimensão vertical (com Deus) e na dimensão pessoal (comigo mesmo). Diga que os maiores problemas de conflitos de convivência com o diferente é porque a pessoa não está bem com Deus nem com ela mesma, quando melhoramos nosso relacionamento com Deus e conosco mesmo fica bem mais fácil conviver bem com o diferente.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José
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