ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 6 - Revista Central Gospel



AULA EM___DE______DE 2016 – LIÇÃO 6
(Revista: Central Gospel - nº 46)

Tema: ALIANÇA DAVÍDICA

Texto Áureo: Mateus 22.41,42
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), para esta lição recomendo que comece fazendo um resumo das aulas anteriores, passando de forma geral, apenas relembrando, sem demorar muito.
“aquele que esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15)”, essa profecia feita no Éden foi a primeira sobre a vinda do Messias e foi feita elo próprio Senhor, sendo então o Senhor a dar início ao sistema de profecias sobre o Messias.
“que abençoaria todas as famílias”, isso porque o Messias que viria da linhagem de Abraão levaria salvação à todas as famílias da Terra.
_______________________________________________
1. ALIANÇA DAVÍDICA
“sobre uma casa”, se referindo à casa de Davi, ou seja, toda a linhagem de Davi. Talvez devesse ser sobre a casa de Saul, se ele não tivesse se apartado do Senhor.

1.1. Dinastia, trono e reino eternos
* Esse tópico fala da promessa e da característica desse reino.
“dinastia eterna”, dinastia é a linhagem de reis que se assentam no trono, no caso de Davi a dinastia seria a partir dele até o Messias e seria eterna porque Jesus permaneceria no trono eternamente.
“um Rei justo, maior que Davi”, a partir dessas promessas o povo judeu passou a esperar um rei que literalmente maior e melhor que Davi, que levasse a nação à vitória sobre os inimigos.
“Esse Rei prometido é Jesus”, eles esperavam um Rei enviado por Deus para um reinado humano, mas o Senhor enviou um divino para um Reino espiritual.

1.2. Um homem escolhido pela graça divina
* Nesse tópico vemos como Deus escolhe a quem ele quer, mesmo sendo Davi um homem segundo coração de Deus, era um pecador como qualquer outro.
- “um homem como outro qualquer”, Davi não tinha um poder especial para vencer, apenas tinha Deus em sua vida. Deus faz assim escolhe pessoas falhas e pelas quais não dão nada, para fazer grandes obras.
“ídolo pagão (um terafim) dentro de sua casa)”, isso explica o porque das atitudes de Mical e o porque de ela receber uma maldição sobre sua vida. 2 Sm 6.21-23
- “cometeu adultério”, nos relatos dos pecados de Davi temos a impressão de que ele era o pior dos transgressores, mas isso é para nos mostrar que o Senhor usa a quem Ele quer.

1.3. Um homem segundo o coração de Deus
Aqui vemos como algumas virtudes são importantes para se cumprir o chamado de Deus.
- “necessidade de buscar intimidade”, ter intimidade com Deus faz toda a diferença, com essa intimidade o ser humano tem força e orientação para as batalhas.
“capacidade de arrepender-se”, Davi sabia colocar o orgulho em segundo plano, essa qualidade é importantíssima para a obra de Deus.
__________________________________________
2. DAVI INAUGURA UM NOVO TEMPO EM ISRAEL
* Aqui é colocado Davi como esse exemplo de santidade, não por ele ser perfeito, mas por ele ter desenvolvido esse conceito, pois ele apresentou esse estilo de vida ao povo. É um conceito que vence gigantes.
conceitos de santidade genuína”, até aquele momento não se pensava nessa separação para se fazer a obra de Deus, o próprio Senhor requereu isso para aquele que fosse construir o Templo, e Davi exigiu para os levitas que fossem carregar a Arca da Aliança.

2.1. Os salmos messiânicos
* Aqui é apresentado os Salmos que anunciam o Messias e sua correspondência no Novo Testamento, é interessante pedir a algum aluno que leia um Salmo e a outro que leia a correspondência.

2.2. Salmo 89: profecias e tipologias relacionadas ao reinado messiânico
- * Neste tópico é apresentado um esboço do Salmo 89, se houver tempo pode-se passar por cada secção. Porém se o tempo for escasso fale apenas por alto.
______________________________________
CONCLUSÃO
“derradeiro concerto”, último concerto no Antigo Testamento, pois ele dá o preparo para a vinda do Messias, estabelecendo a linhagem da qual Ele viria.
“mais profusa”, quer dizer em maior quantidade, houveram profetas que desenvolveram grandes sistemas de profecias messiânicas, inclusive escatológicas, Isaias e Zacarias.  
- Faça o seu resumo e exponha à classe.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor