Dinâmica da Lição 05: A Evangelização Urbana e suas Estratégias (Adultos)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Fale: A lição de hoje tem como tema: A Evangelização Urbana e suas Estratégias.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para o encerramento da aula, aplique a dinâmica “Estratégias para os desafios da evangelização urbana ou Evangelização urbana e suas estratégias”.




Dinâmica: Evangelização urbana e suas estratégias                      
Na lição 5, os alunos vão estudar a respeito da necessidade de estabelecermos estratégias para a evangelização urbana. Estratégia é a "parte da arte militar que trata das operações e movimento de um exército", um plano de ação para vencer uma barreira ou inimigo. Estamos em uma guerra espiritual e precisamos de estratégias para vencer o Inimigo.
Objetivo:
 Mostrar aos alunos a necessidade de estabelecer estratégias de evangelismo para alcançar as cidades.
Materiais didáticos:
Folha de papel ofício
caneta,
quadro,
potes com as tiras de papel com as estratégias.
Atividade didática:
Esta dinâmica vai ajudar a trabalhar a introdução da lição e o primeiro tópico. Escreva no quadro uma definição de estratégia ("Parte da arte militar que trata das operações e movimento de um exército"). Em seguida peça, que os alunos formem três grupos. Cada grupo deverá tirar uma tira de papel do pote com a estratégia que terá que ser debatida e explicada pelo grupo. Para concluir, peça a seus alunos que formem um único grupo. Cada grupo terá dez minutos para explicar a estratégia que contida na tira de papel que tirou do pote.
ESTRATÉGIAS
1- A estratégia de Jonas;
2- A estratégia de Pentecostes;
3- A estratégia de Daniel Berg e Gunnar Vingren.

Fonte: Revista Ensinador cristão Nº 67




Dinâmica: Estratégias para os desafios da evangelização urbana

Objetivo:
Encontrar estratégias específicas para os grandes desafios da evangelização urbana.
Material didático:
Caneta
Papel ofício ou A4
O texto sugerido
Atividade didática:
Entregue aos alunos o texto: Os desafios de Evangelizar na realidade urbana, em seguida leiam juntos e reflitam sobre os desafios apresentados no texto (É importante que nesse momento inicial os alunos discutam apenas sobres esses desafios e não sobre as estratégias para resolvê-los). Para isso é importante que seja entregue a cada grupo caneta e papel a fim de que tudo fique registado no papel. Após a discussão divida a turma em grupos de três. Dê-lhes a seguinte tarefa: Os grupos deverão discutir entre si quais as melhores estratégias para conseguirmos vencer esses desafios da realidade urbana atual? Estipule um tempo para os grupos discutirem entre si. Esgotado tempo proposto, solicite a cada grupo que vá a frente para expor e discutir com a turma as estratégias que eles conseguiram registar no papel. Após a apresentação de todos os grupos, recolha os papeis com as estratégias apresentada, e informe à turma que o material irá ser reorganizado em um só arquivo e em seguida será impresso e entregue ao pastor da igreja ou ao líder de evangelização, como proposta apresentada pela classe.

Texto: Os desafios de Evangelizar na realidade urbana

Dentro da chamada modernidade líquida ou Pós-Modernidade, estamos vivendo o fenômeno de uma “mudança de época” dos fatos, envolvendo culturas, costumes, pessoas etc. Nesse contexto social e religioso, o desafio é evangelizar as cidades, as quais, com seus habitantes, vivem realidades dinâmicas: com relação ao deslocamento rápido das pessoas para o trabalho e lazer e os espaços físicos diversificados com relação à moradia. Nesse ambiente urbano os desafios para a evangelização são os prédios, com os muitos apartamentos, os aglomerados nas periferias, os condomínios, com suas leis e exigências, e as típicas favelas urbanas. Aliado a esse fato, hoje, o ser humano moderno e urbano está sendo bombardeado por tantas informações que o deixam indiferente àqueles valores inerentes ao próprio ser humano, como pessoa constitutiva dessa realidade social e religiosa. Esse novo ser humano vive no isolamento, apesar de estar no meio de tanta gente, cultivando um relativismo religioso; sem compromisso com Deus, com a religião, com sua fé e com o social. Este é o grande desafio para a religião e para a evangelização nos múltiplos ambientes das grandes cidades. Na questão urbana, notamos ainda as grandes massas que se formam nessas megalópoles, nas quais as pessoas perdem sua identidade e os valores humanos, parte importante de sua cidadania social e religiosa. Por isso, no processo de evangelização, é preciso confiar na ação do Espírito Santo e aplicar estratégias diferenciadas.
Fonte do texto: http://www.a12.com



Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br  todos os direitos reservados.