Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresente o título da lição: Jesus e a Mulher Samaritana.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize uma das duas dinâmicas sugeridas: “Adoração e obediente”.
Dinâmica: Adoração e obediente
Objetivo:
Reconhecer nossos erros e pedir perdão a Deus
Materiais didáticos:
- Um copo (representa a nosso vida);
- Pedras pequenas (representam nossos pecados);
- Água (representa a presença de Deus);
- Uma bacia;
- Uma pinça ou pegador de gelo.
- Uma lixeira ou saco plástico.
Atividade didática:
Apresentar um copo cheio d´água dentro de uma bacia. Explicar que Deus nos criou para vivermos exclusivamente para ele.
Deus nos salvou para nos encher de sua presença e podermos assim louvá-lo e adorá-lo, porém quando nos afastamos da presença de Deus o pecado vai entrando em nossa vida (colocar algumas pedras no copo com água) e vai ocupando o espaço da presença de Deus, assim a nossa vida entra em estado de desobediência e deixamos de sentir a presença de Deus, e assim perdemos o direito de adorar ao Senhor com perfeição
Mas como Deus não desiste de nós, nos enviou seu Filho Jesus Cristo com o poder de perdoar nossos pecados e "limpar" a nossa vida do estado de desobediência. (com o pegador ou a pinça tirar as pedras). Jesus é Deus, Ele quer e pode tirar da nossa vida tudo o que nos impede de prestarmos uma adoração perfeita ao nosso Deus. Agora que saíram os pecados (pedras que representam palavras, pensamentos, e atitudes que não agradam a Deus) o que ficou faltando? (mostrar o copo e esperar que respondam).
Pois é, como Deus nos criou para estarmos sempre cheios de Sua presença, além de tirar os pecados Jesus também quer que sejamos felizes e quer nos encher com a Sua presença e seu poder para podermos render-lhe uma adoração verdadeira. Agora, se a nossa vida está em pecado, cheio de pedras, como podemos fazer? Como podemos tirar nossos pecados?
Sabemos que Jesus não veio para nos acusar ou condenar, Ele veio para nos salvar e nos "limpar". Precisamos confessar nossas desobediências ao Senhor Jesus.
Cometemos o pecado da desobediência por meio de:
- Pensamentos (quando ocupamos a nossa mente com coisas que não agradam a Deus).
- Palavras (quando proferimos palavras que não são para o bem, ofensas)
- Ações (quando fazemos o mal de propósito).
- Omissões (quando deixamos de fazer o bem ou o que é correto).
Agora diga: vamos pedir perdão a Deus porque quando desobedecemos rejeitamos a Sua presença, e ficamos sem condições de prestar uma adoração perfeita ao Eterno.
Agora cada um deverá escrever num papel sua(s) atitude(s) de desobediência, colocar numa caixa ou saco e depois colocar no lixo sem serem lidos.
Depois de feito isso, convide-os para cantar um hino de adoração a Deus a sua escolha. Convide-os a adorar de todo o coração.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br todos os direitos reservados.