Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Evangelização dos Grupos Desafiadores.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Dinâmica: A Inclusão pelo Evangelho
Como Igreja do Senhor, temos a responsabilidade de levar o Evangelho a todos. Existem milhares de grupos nos centros urbanos que carecem de conhecer a Jesus Cristo. Em seu ministério terreno, Jesus, o Filho de Deus, não deixou de cuidar e de evangelizar os publicanos, as prostitutas, os aleijados, cegos etc. O amor de Jesus era tanto que Ele chegou a ser chamado de amigo dos publicanos e pecadores (Mt 11.19).
Objetivo:
Mostrar que o Evangelho é inclusivo.
Atividade didática:
Peça aos alunos que formem um círculo e deem as mãos. Em seguida, escolha dois alunos para que fiquem de fora do círculo. Explique que os dois alunos (que ficaram de fora) devem fazer de tudo para entrar na roda. Os alunos que estão de mãos dadas devem impedir a entrada deles no círculo. Dê alguns minutinhos para a atividade. Caso os alunos tenham conseguido furar o bloqueio, faça as seguintes perguntas: Como você se sentiu ao furar o bloqueio e conseguir estar no centro do grupo? Como você se sentiu fora do grupo? Caso os dois ou apenas um não tenha conseguido furar o bloqueio e entrar no grupo, pergunte: Como você se sentiu? Você se sentiu incluído ou excluído? Conclua explicando que muitos não vão à igreja porque se sentem excluídos. Acreditam que a igreja é um grupo fechado que vai impedi-los de entrar. Por isso, como Igreja, precisamos sair e alcançar aqueles que não chegam à Casa do Senhor. Como Igreja, precisamos incluir e tratar bem a todos de maneira que se sintam incluídos, amados e aceitos.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Fonte: Revista Ensinador Cristão
Adaptado por Escriba Digital
http://www.ensinadorcristao.com.br todos os direitos reservados.