Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Ética cristã na vida escolar.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica: Vivendo como “sal da terra e luz do mundo”.
Dinâmica: Vivendo como “sal da terra e luz do mundo”.
Objetivo:
Enfatizar a importância dos dons de pastores e doutores na igreja.
Materiais didáticos:
Fita adesiva
Um coração bem grande de cor azul-claro
Corações pequenos brancos feitos de cartolina. A quantidade de corações pequenos será a mesma do número de alunos.
Atividade didática:
“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte” (Mateus 5:13,14). Explique que esta frase, dita por Jesus Cristo e referenciada nos evangelhos, sintetiza o caráter da nossa missão, e nos fornece diretrizes muito precisas e importantes. Utilizando-se de dois elementos bastante presentes em nosso cotidiano, (o sal e a luz), Jesus compõe um ensinamento simples e esclarecedor, que, se posto em prática, é realmente capaz de transformar nossas relações éticas com as pessoas e com os fatos.
Elabore em casa quatro perguntas que servirão como discussão em classe (Veja sugestão logo abaixo). Divida a turma em 4 grupos. Cada grupo deverá ficar com uma pergunta. Dê um tempo para que os grupos discutam a questão. Em seguida reúna os alunos formando um único grupo. Cada grupo terá alguns minutos para expor suas ideias e responder a questão. Ouça a todos com atenção! Faça as considerações que julgar necessárias. Conclua lendo o texto bíblico de João 17.15. Explique que Jesus não pediu para o Pai retirar os discípulos do mundo, mas Ele orou pedindo que os livrasse do mal. Como discípulos de Jesus não podemos viver isolados, porém não podemos nos contaminar com o mal. Vivemos em sociedade, porém não podemos nos conformar com a filosofia, ou seja, o modo de pensar deste mundo (Rm 12.2).
Questões para discussão:
1. É possível ser um estudante e ao mesmo tempo manter um padrão ético cristão no ambiente escolar?
2. O que significa ser "sal da terra” e “luz do mundo” em minha escola?
3. Como manter o meu padrão de cristão na escola e não ser um cristão alienado?"
4. Como manter um padrão ético diante das pressões impostas no ambiente escolar?
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
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