Juvenis - Currículo do Ano 2: O que vem por aí? Lição 04: A importância da nação de Israel

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A importância da nação de Israel.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “O Relógio de Deus”.
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Relógio de Deus
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a nação de Israel no plano escatológico.
Material:
01 mapa Múndi
01 relógio grande(tipo de parede)
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem no centro do círculo um mapa múndi.
- Peçam para que eles encontrem a nação de Israel.
- Depois, falem sobre os conflitos que giram em torno dessa nação, inclusive, apresentando as últimas notícias divulgadas na mídia.
- Em seguida, apresentem um relógio grande.
Aproveitem e conversem com os alunos sobre a importância do relógio, isto é, a marcação das horas e nossas atividades.
- Perguntem: O que tem a ver o relógio com a nação de Israel?
- Depois, falem sobre o tempo dos eventos escatológicos e sua relação com Israel, enfatizando que Israel é considerado o relógio de Deus.

Por Sulamita Macedo.