Jovens: Em Espírito e em verdade – a essência da adoração cristã Lição 07: Quando o legalismo substitui a adoração


Professoras e professores, observem estas orientações: 
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Quando o legalismo substitui a adoração.
- Introduzam o estudo do tema com a aplicação da dinâmica “Legalismo. Que negócio é esse?”
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Legalismo. Que negócio é esse?
Objetivos:
Introduzir o tema da aula.
Promover reflexão sobre o legalismo.
Material:
- Papéis pequenos com numeração 1 e 2
Observação: a quantidade vai depender do número de alunos
Procedimento:
- Perguntem para os alunos:
O que é legalismo? 
Aguardem as respostas. Depois, acrescentem outras informações.
- Observem a quantidade de alunos.
- Organizem os papéis com os números 1 e 2, de forma sequenciada(1,2,1,2,1,2....) de acordo com a quantidade de alunos.
- Depois, entreguem para os alunos, nessa ordem.
- Falem: Vocês vão procurar pessoas que tenham o mesmo número que você para formar um grupo.
 - Quando os dois grupos estiverem formados, deem as seguintes orientações:
O grupo 01 vai ler o item 1 da lição: O surgimento  do legalismo no Antigo Testamento.
O grupo 02 vai ler o item II: A luta contra o legalismo na igreja Primitiva.
Vocês terão 15 minutos para a leitura.
Após a leitura os grupos vão discutir sobre o tema, apresentando exemplos do item lido.
- Após a discussão dos grupos, perguntem:
Como vencer o legalismo na igreja da atualidade?
Que problemas teológicos o legalismo pode ocasionar?
Aguardem as respostas. Discutam de forma clara e de conformidade com a Palavra de Deus.

Por Sulamita Macedo.