AULA EM___DE______DE 2016 – LIÇÃO 13
(Revista: Central Gospel - nº 48)
Tema: INVEJA, A SENDA DA AUTODESTRUIÇÃO
_________________________________________
PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição alerte os alunos que a inveja é um mal que surge e cresce silenciosamente no meio cristão, devendo ser combatido assim que surgir no coração de alguém.
- “ninguém está imune”, quer dizer que por mais santo que alguém possa ser, se não vigiar pode se envolver em inveja de alguém.
- “conviver com o sucesso alheio”, a inveja se caracteriza pela insatisfação com as conquistas dos outros.
_______________________________________________
1. INVEJA, A PODRIDÃO DOS OSSOS
- “motivado pelo êxito de outrem”, como se as pessoas estivessem competindo em tudo e assim como um time de futebol fica insatisfeito quando o adversário marca o gol também as pessoas ficam insatisfeitas com o sucesso alheio.
- “observada entre os pares”, é onde as disputas e sentimentos de competição são maiores.
1.1. Causas não estruturais (que não estão associadas à estrutura física humana)
- “uma emoção primitiva”, surgiu no ser humano no momento da Queda, quando as emoções humanas foram corrompidas.
- “comparamos situações”, comparamos a nossa situação com a de alguém a nossa volta e achamos que estamos em desvantagem e ficamos insatisfeitos.
- “baixa autoestima”, a pessoa acredita estar sempre em situação ruim, sempre pior que os outros.
1.2. Causas estruturais (que estão associadas à estrutura física humana como problemas neurológicos, por exemplo)
- “Neurocientistas”, os que estudam o cérebro humano, suas atividades e seus comportamentos.
- “sociopatia”, é uma doença mental em que o indivíduo apresenta comportamento antissocial.
1.3. Diferença entre inveja e ambição legítima
- “não tenha o que tem”, essa inveja recai sobre pessoas que conquistam bens matérias ou espirituais. O invejoso não foca no bem a ser conquistado ele está concentrado na pessoa, querendo que ela não conquiste ou perca o que conquistou.
- “não seja o que é”, algumas pessoas alcançam sucesso na vida profissional, sentimental ou eclesiástica, nesse caso o invejoso fica insatisfeito tentando esconder sua insatisfação, pois geralmente é pessoa muito próxima.
- “é movida pelo olhar de admiração”, alguns crentes brincam chamando isso de inveja santa, porém sabemos aqui que não é inveja nenhuma, pois desejamos ter nossas conquistas semelhantes às de alguém que admiramos.
__________________________________________
__________________________________________
2. A INVEJA NO TEXTO BÍBLICO
- “balizadas pela maior de todas as virtudes”, o difícil é o servo de Cristo chegar ao nível de maturidade para desenvolver o amor ágape a Deus e ao próximo.
- “é um pecado essencial”, quer dizer que ela não é uma condição que leva ao pecado ela é essencialmente pecado.
2.1. Personagens bíblicos e a inveja
- “como não foram eles os escolhidos por Deus”, parece que o fato de Deus não os escolher gerou neles a inveja, como se Deus fosse o responsável pelo pecado deles. Na verdade Deus não os escolheu pelo seus corações e a demonstração de que seus corações eram maus veio depois com suas atitudes, porém Deus já conhecia de antemão seus atos futuros.
- “fraticídio”, assassinato de irmão, se referindo ao caso de Caim e Abel, que foi também o primeiro homicídio.
2.2. O lastro da inveja
2.2.1. A inveja faz-nos viver à sombra da existência
- “cotidianamente recebemos das mãos de Deus”, se refere à saúde, ao sustento diário, ao dia que amanhece, o ar que respiramos e muito mais. A pessoa acha sua própria vida ruim e por isso inveja a dos outros.
2.2.2. A inveja tira de nós a capacidade de admirar o belo
- “perdendo a capacidade de apreciar a beleza”, perde a capacidade de apreciar o que a vida tem de melhor. A pessoa invejosa se concentra tanto nos seus objetivos que deixa de viver e aproveitar o que tem de bom nessa vida, como a família, as amizades, a adoração, etc.
2.2.3. A inveja ignora o fato de que Deus tem próprios mistérios
- “cada ser humano...traz consigo um Seu mistério”, parece se referir ao projeto que o Senhor tem na vida de cada um, por as coisas não acontecem iguais para todos.
2.2.4. A inveja distorce o real sentido do sucesso
- “confundidos pela inveja”, Asafe declara que observou o sucesso dos ímpios, esse é o retrato de muitos crentes cegos pela inveja.
- “no meio do cântico”, Asafe muda sua visão quando adentrou a casa do Senhor e aí tudo mudou.
“Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.” Sl 73.17
2.2.5. A inveja reduz-nos ao cinismo
- “certa felicidade, inconfessável,”, aquela que o invejoso não confessa que tem, mas ele sorri por dentro quando fica sabendo de que algo deu errado para o invejado. A pessoa invejosa se torna cínica também.
2.2.6. A inveja faz de nós homicidas potenciais
...
2.3. Como lidar com a inveja
- “gratidão a Deus pelo que se tem”, nesse caso seria primeiro reconhecer que temos um grande benefício da parte de Deus por não estarmos no leito de um hospital, ou numa prisão, ou nos vícios das drogas, ou acometidos de catástrofes naturais, etc. Quando a pessoa reconhece isso ela passa a valorizar mais as coisas que tem e aumenta sua gratidão ao Pai e deixa a vida dos outros pra lá.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “pelo intermédio do Espírito Santo”, só o Santo Espírito pode nos abrir os olhos e nos dar força para resistir aos sentimentos ruins como a inveja.
- “libertaremos nosso ser”, essa libertação vem com o conhecimento da verdade, por isso nossa vida deve ser pautada na busca desse conhecimento.
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.
- Se despeça da classe com o convite para o próximo trimestre no ano que vem.
Boa aula!
Marcos André – professorhttp://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/