1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Fui escolhido
- Falem que nesta lição, vamos estudar sobre Davi, quando foi ungido rei pelo profeta Samuel.
- Apresentem a história de Davi neste episódio de sua vida – a escolha de Deus por Davi para ser rei.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Depois, apliquem a dinâmica “O Chamado”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Chamado
Objetivo: Refletir sobre o chamado individual para trabalhar no Reino de Deus.
Material:
Papel contendo ação para o aluno realizar(ver no procedimento).
Procedimento:
- Organizem os alunos em semicírculo.
- Falem: Estudamos sobre o chamado de Davi e sua missão dada por Deus para ser rei do povo de Israel. Vocês também têm um chamado para trabalhar no reino de Deus.
- Agora, entreguem para cada aluno um papel contendo apenas uma das 03 situações que ele vai realizar:
Sair do seu lugar para o outro lado do semicírculo
Permanecer no seu lugar
Sentar-se
- Falem: Vou fazer uma chamada, isto é, vou falar o nome de cada aluno. Ao escutar seu nome, você vai realizar o que está contido no papel que recebeu.
- Depois, que os alunos executarem as atividades, falem: Aqui vimos 03 situações diferentes para o chamado individual. Mas, o que isto pode representar?
Sair do seu lugar para o outro lado do semicírculo representa que teve atitude de ação, quando recebeu o chamado do Senhor.
Permanecer no seu lugar representa que está sem realizar nenhuma atividade porque não sabe qual sua missão, mas que permanece de pé pronto para agir.
Sentar-se representa alguém que não teve coragem, estímulo e motivação para realizar a missão dada.
- Falem: Vocês são adolescentes e na igreja há trabalho para todos. Participem das reuniões específicas para pessoas de sua idade, se prontifiquem para cooperar nas atividades propostas para esta faixa etária.
Por Sulamita Macedo.