Lição 09: Hulda, a mulher que estava no lugar certo

Adultos: O Caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Hulda, a mulher que estava no lugar certo.
 - Depois, apliquem a dinâmica
- Em seguida, escrevam o nome HULDA no quadro ou cartolina.
- Perguntem:
Mas, o que vocês conhecem a respeito de Hulda?
Que outros personagens participam dos acontecimentos que envolvem sua história?
Deixem que os alunos relatem, mas com uma condição: a informação que um aluno falar não poderá ser repetida por outro colega. Isto promoverá mais atenção e o relato da história não tomará muito tempo.
- Depois, apliquem a dinâmica “Porta-voz”.
- Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Não se esqueçam de escrever no quadro ou cartolina as características do caráter de Hulda.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção! Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no marcador "Discipulando", deste blog.
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom proveito!

Dinâmica: Porta-Voz
Objetivo: Compreender e refletir sobre o significado da palavra “profeta” e sua função.
Material:
Mensagem escrita: cartão, versículo bíblico, um texto de reflexão etc.
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe, entreguem para ela uma mensagem escrita com tema de sua escolha e peçam para que transmita a mensagem para uma pessoa da classe, previamente determinada por você.
- Escolham outra pessoa da classe, repitam o mesmo procedimento, só que a mensagem deve ser para todos da classe. Então, a pessoa deve ler a mensagem para a turma.
- Agora, falem: as pessoas escolhidas para transmitir as mensagens, podem ser comparadas aos profetas que são porta-vozes de Deus, devidamente autorizados para falar em nome dEle, proferindo mensagem para quem Ele quer. Aqui tivemos uma demonstração de uma mensagem individual e para um grupo.
- Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre a profetiza Hulda, para quem ela profetizou e qual sua mensagem.
- Para concluir, leiam:
 “E estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca”. Jr 1.9
Por Sulamita Macedo.

Texto Pedagógico
Evasão na Escola Bíblica Dominical

A Escola Bíblica Dominical é um momento no qual a igreja promove para seus frequentadores a oportunidade de estudar a Palavra de Deus, através das revistas de lições bíblicas, que apresentam 4 temas anuais organizados de forma sistemática.
Aprender sobre a Palavra de Deus deve ser é uma atividade prioritária na vida do cristão e um dos caminhos é participar da Escola Dominical, pois nela o ensino é realizado por faixa etária, atendendo assim as especificidades e características de cada grupo de idade.
Mesmo sendo uma oportunidade para adquirir conhecimento bíblico, atendendo as características das faixas etárias, o número de pessoas presentes a EBD é bem menor do que a quantidade total de membros e congregados de uma igreja. Além disso, percebe-se que vários alunos da Escola Dominical frequentam de forma irregular ou até se evadem. Mas, há também aqueles que frequentam regulamente.
É importante então investigar e refletir sobre as causas da evasão na Escola Dominical. Após isto, tomadas de decisão para minimizar o abandono das aulas devem ser feitas, objetivando o alcance do ensino da Palavra de Deus na EBD para todos.
Veja estas sugestões para o questionário sobre evasão na EBD!
1 - Horário da EBD:
- Horário da EBD é adequado?
- Horário da EBD coincide com o horário de trabalho?
- Horário da EBD coincide com o horário de um curso?
- Tempo curto no domingo(manhã EBD, noite culto)?
- Horário da EBD coincide com o lazer da família?
- Horário da EBD coincide com a organização da casa e afazeres domésticos?
- O domingo pela manhã é o único dia da semana que pode dormir até mais tarde?
- Falta cuidado com relação ao horário para iniciar e terminar a EBD?
2 - Aulas:
Há aprofundamento do tema?
As aulas são superficiais e com testemunhos?
As aulas são atrativas?
Há conversas paralelas durante a aula?
3 - Temas:
Os temas são repetitivos?
Os temas são interessantes?
Os temas são bem explorados pelo professor?
Há contextualização do tema da aula para a vida atual?
4 - Professor:
O professor tem bom relacionamento com a turma?
O professor apresenta domínio do tema da aula?
O professor dinamiza o ensino com métodos e recursos variados?
O professor demonstra cuidado com os alunos?
O professor abre espaço para os alunos participarem da aula com perguntas e informações?
5 - Aluno
Costuma comprar a revista lição bíblica?
Ler a lição durante a semana?
Participa da aula apresentando informações sobre o tema?
Participa da aula fazendo perguntas sobre o tema?
Tem receio de ter oportunidade para falar?
Se esforça para frequentar a EBD?
É pontual?
6 - Estrutura física:
As classes dentro do templo não atraem?


Por Sulamita Macedo.