AULA EM 18 DE JUNHO DE 2017 – LIÇÃO 12
(Revista: CPAD)
Tema: José, O Pai Terreno de Jesus - Um Homem de Caráter
Texto Áureo: Mt 1.24
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição busque conduzir o aluno a ter o mesmo caráter de José e a praticar as mesmas ações.
- “Homem dotado de um caráter justo”, o próprio texto bíblico testifica de que ele era justo, notamos que Deus escolhe quem Ele quer, mas para certas missões o Senhor requer homens justos como José, independente do tipo de missão que o Senhor nos deu, precisamos demonstrar essa justiça.
- “escolheu aquele que haveria de dar apoio e proteção”, nesse caso compreendemos que o Senhor escolhe a família e não somente Maria. A libertação, a bênção e a obra de Deus é para nossas famílias.
_______________________________________
I - JOSÉ, O PAI DE JESUS
1. Quem era José?
- “talvez mais conhecido que ela por causa de sua profissão”, podemos dizer, com certeza era mais conhecido que ela, por ser homem. A profissão de carpinteiro na época era muito valorizada.
- “entrou na genealogia de Jesus”, genealogia é o estudo das gerações, ou estudo da árvore genética, que determina a origem de um indivíduo.
- “indicavam que o Messias viria da descendência de Davi”, José era descendente de Davi, por isso quando Jesus passava o povo clama: “Jesus, filho de Davi!” Esse clamor era uma afronta à Herodes, pois era como se dissesse que Jesus deveria ser o rei e Herodes não.
2. Pai adotivo de Jesus.
- “Jesus foi gerado pela ação do Espírito Santo”, José não tinha tido relação com Maria, por isso foi necessário esconder a gravides dela, pois o povo não perdoaria uma infidelidade que naquela época era punido com apedrejamento.
- “Perante a Lei, José era pai de Jesus”, a Lei não leva em conta situações miraculosas como essa, quando José assumiu o filho ele passa a ser o pai e o Messias nasceu na casa de Davi. José é também um cumpridor da Palavra profética.
3. José, um sonhador obediente.
- “Ao saber da gravidez de Maria, pensou em deixá-la”, José pensou obviamente que havia sido traído por Maria.
- “secretamente para não infamá-la”, ele assim estaria protegendo Maria, era o Marido que toda mulher quer, que protege a companheira.
- “lhe deu um sonho tranquilizador”, Deus fala não de forma figurada como falou com José filho de Jacó, O anjo falou de forma clara com José acerca do filho que ela teria.
- “para não sofrer as consequências da gravidez”, as consequências seriam mais sérias para Maria que pra ele. A ideia de José era mesmo para proteger Maria.
_________________________________
II - O CARÁTER EXEMPLAR DE JOSÉ
1. Um homem obediente.
- “Teve porém o discernimento espiritual”, não vemos José pedindo confirmação a Deus, por isso entendemos que ele teve o discernimento, ou seja, entendeu que era Deus falando. Precisamos saber discernir quando é Deus falando e quando não é. Existe hoje em dia muito engano de falsos profetas para ludibriar o povo.
- “E obedeceu prontamente”, José amava Maria e não estava a fim de deixá-la, com certeza a ordem do anjo foi mais tranquilizadora do que imposição.
2. Um homem temperante.
- “porque era homem de bem, e obediente a Deus”, isso é ser temperante, temperante significa domínio próprio, equilíbrio.
- “José "não a conheceu até que deu à luz”, quer dizer que não teve relação com ela, o que significa que após o nascimento do Messias ele a conheceu, derrubando a tese católica de que Maria tenha permanecido virgem após o nascimento do Senhor.
- “nessa área, em que muitos não resistem”, se referindo ao sexo antes do casamento, sabemos que na época de José não havia tanto sensualismo e erotismo envolvendo a sociedade como nos dias atuais, mesmo assim devemos dar o crédito à temperança de José.
___________________________________________
III - A NOBRE MISSÃO DE JOSÉ
1. Assegurar a ascendência real de Jesus.
- “ele garantiu a confirmação de Jesus na descendência real de Davi”, a descendência é a sequência das gerações de Davi até Jesus e a ascendência é a sequência inversa de Jesus até Davi.
- “Davi era filho de um homem, efrateu, de Belém”, afrateu, significa que Jessé era de Efrata, um nome dado à Belém de Judá.
2. Proteger Jesus em seus primeiros anos.
- “a fim de alistar-se com Maria, sua mulher”, ambos deveriam participar daquele senso, pois Maria também era da casa de Davi.
- “José participou dos procedimentos no parto de Jesus”, ao que parece teria sido José que fez o parto de Maria, mas não se pode afirmar isso, pois na região havia muitas parteiras e não precisaria o escritor mencionar que uma parteira fez o parto. Só porque estavam nos estábulos de animais não quer dizer que também se recusaram a fazer o parto de Maria.
- “corte do cordão umbilical, e em sua limpeza pós-parto”, especulação do comentarista compartilhada por muitos pregadores modernos.
- “José estava ao lado de Maria”, havia sempre o risco de serem descoberto por Herodes, pois intencionava matá-lo, José se coloca como protetor da criança e de Maria.
- “foi-lhe dado o nome de Jesus”, Jesus significa “Deus salva”, pois essa era a obra de Jesus. O nome Jesus se refere à obra Dele para com os homens e o nome “Emanuel” que aparece em Mt 1.23 se refere ao que Ele representa para os judeus o “Deus conosco.” pelo fato de Deus ter vindo em carne na pessoa do Filho.
- “Por quase 500 quilômetros de viagem”, mais do que a distância do Rio a São Paulo. (433 Km).
- “E de lá só voltou por revelação de Deus”, José naquele momento só andava por orientação divina, esse deve ser o caráter do autêntico homem de Deus.
3. O zelo pela formação espiritual de Jesus.
- “ensino sistemático e diário da Palavra de Deus”, ensino sistemático é aquele que obedece a um sistema de normas e orientações curriculares para que o aprendizado venha a ser profundo e amplo.
- “conhecer e participar das festas anuais”, naqueles dias a criança judia era obrigada aprender sobre as cerimônias religiosas que contavam parte da história da nação.
- “Um exemplo eloquente de um verdadeiro pai”, “exemplo eloquente” significa exemplo que convence, que constrange, que leva ao convencimento.
____________________________________
CONCLUSÃO
- “em seu nascimento biológico, em sua infância, nas ameaças que sofreu”, sabemos que havia anjos no serviço de proteger a vida do menino Jesus, porém se esses anjos entrassem em ação e o Messias fosse identificado o plano da salvação da humanidade estaria em risco, por isso o Senhor precisava de um homem integro, obediente e de coragem.
- Faça uma revisão da aula com os alunos.
- Não deixe de corrigir o questionário.
Respostas:
Que fez José, ao saber da gravidez de Maria?
Pensou em deixá-la secretamente para não infamá-la.
Como José participou do nascimento de Jesus?
Ajudando Maria em todos os detalhes.
Quando José voltou do Egito com Maria e Jesus?
Quando Herodes morreu.
Por que José e Maria levavam Jesus a Jerusalém?
Para a festa da Páscoa.
Que preceitos legais José e Maria obedeceram após o nascimento de Jesus?
A circuncisão de Jesus e a purificação de Maria.
Pr Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)
Boa Aula!http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br