AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 3
(Revista: Central Gospel - nº 51)
Tema: OS DOIS ÍCONES DA IGREJA PRIMITIVA
Texto Bíblico Básico:
Atos 2:14-16
14 Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
15 Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
38 (...) Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
15 Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
38 (...) Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
Atos 9.1-5
1 E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
1 E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
Texto Áureo: At 20.28
_________________________________________
PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição use a vida dos homens de Deus que serão mencionados para nos dar exemplos para nossas ações. Homens que imitaram Jesus.
- “preparar aqueles que cuidariam”, Jesus sempre teve o cuidado de deixar pessoas capacitadas para essa tarefa, todos devem fazer o mesmo, preparando futuros líderes.
- “doze homens de fé”, ainda que houvesse diversos problemas entre eles, como Tomé que baseava a sua no que poderia ver, Judas que o traiu, Pedro que o negaria, etc. Jesus nos ensina a trabalhar com o que temos.
_______________________________________________
1. OS EMBAIXADORES DO REI
- “O Mestre tinha muitos discípulos”, o evangelho de Lucas fala de setenta Lc 10.1, mas é possível que tivesse mais.
- “mero observadores”, eram discípulos que não estavam o tempo todo com o Mestre, somente os doze jantavam e dormiam com Ele e a noite Jesus os instruíam.
- “testemunhas oculares”, esse requisito foi necessário na escolha de Matias em At 1.21
Nesse tópico podemos observar a confirmação de Paulo como apóstolo do Senhor.
1.1. A disposição dos apóstolos
- “Seus discípulos sentiram-se desanimado”, pelo fato de o Espírito Santo ainda não ter sido derramado, essa condição permaneceu por dez dias. Não se sabe se isso de fato aconteceu, pois é uma conjecturação.
- “mas isso não aconteceu”, aquela altura eles já haviam entendido que o reino de Jesus era espiritual.
- “mudou a atitude”, quando receberam o batismo no Espírito Santo passaram a propagar a Igreja de Jesus.
__________________________________________
2. PEDRO O PRIMEIRO LÍDER DA IGREJA
- “de forma caricata”, com objetivo de exaltar mais seus feitos do que sua pessoa. Os pregadores, professores tem o costume de fazer isso para ilustrar as mensagens e o ensino.
- “pictórica”, que diz respeito a pintura, é como se pintassem um personagem Pedro para exemplificar algo.
- “são amplificados”, se aumenta a forma como os fatos ocorreram. Dessa forma Pedro fica destacado como um homem temperamental, inconstante, Nervoso, Medroso, etc.
- “tentam titular Pedro como primeiro papa”, essa afirmação é dos católicos que acreditam que Jesus teria nomeado Pedro como o primeiro papa. Discordamos pois nem sequer o cargo de papa foi designado pelos primeiros apóstolos.
- “algum lugar de liderança”, os líderes se levantam antes de serem nomeados ou separados, Pedro constantemente toma a frente, fala por todos, ainda que ele errasse as vezes, mas ele tomava atitudes e isso faz toda a diferença, por isso ele está a frente dos apóstolos em tudo.
2.1. O homem e suas fraquezas
- “revelou suas fraquezas”, notemos que os escritores da Bíblia nunca ocultaram os fatos negativos acerca de Pedro, isso torna a Palavra de Deus um livro digno de confiança.
- “começou a afundar”, demonstrando sua falta de fé e foco na tarefa, pois olhou para o vento e as ondas.
- “negou o Senhor”, pois tinha o medo de ser preso, não conseguia entender situação, alguns ainda hoje negam a Jesus por não entender as promessas. Pedro negou a Jesus por se arriscar mais que os outros e não ter como se sustentar diante desses riscos.
- “cortou a orelha de Malco”, um gesto impulsivo, característico dele, estava disposto a lutar. É um ponto a favor dele, porém ele não estava fazendo ideia de que era necessário Jesus passar por tudo aquilo.
2.2. O homem restaurado
- “outro Pedro levantou-se”, a maior referência a isso que temos foi a pregação que ele fez naquele dia e que se converteram quase três mil almas.
- “perguntas dos empregados do sumo sacerdote”, a ocasião em que Pedro havia negou a Jesus, ele havia seguido os guardas do templo que levaram Jesus para casa do sumo sacerdote, por isso os empregados da casa o reconheceram.
- “empolgado”, é o mesmo que animado, quando alguém está animado com a sua chamada na obra de Deus nem doença o impede de fazer as suas tarefas, quando encontramos algum crente dando muitas desculpas para não fazer o que lhe é devido é porque perdeu o ânimo.
2.3. O sucesso na liderança
- “um perfil mais realista”, talvez essa expressão esteja mal colocada, como se os Evangelhos nos passasse um perfil menos realista, mas de fato a minuciosa redação de Lucas se concentra nos fatos em si, e menos no tipo de personalidade.
- “foi ameaçado pelo Sinédrio”, o Sinédrio foi o mesmo tribunal onde Jesus foi julgado e condenado por blasfêmia, a diferença é que a reunião onde Jesus foi condenado foi feita ilegalmente de madrugada.
- “foi criticado pelos judeus”, eram os judeus que se converteram a Cristo e que tinham dificuldade de se livrar dos rituais da lei e do pensamento legalista de que a salvação era apenas para os judeus.
- “Pedro foi enviado a Samaria”, essa passagem de Atos 8.14 coloca em dúvida se a liderança da Igreja estava com Pedro, mas ninguém consegue saber o que de fato ocorria, pois não há nenhuma citação a algum líder.
___________________________________
3. PAULO O APÓSTOLO NASCIDO FORA DO TEMPO
- “ferrenho inimigo da causa”, Paulo era um fervoroso defensor da Lei, o seu zelo pelas coisas sagradas chamou a atenção de Deus, que o escolheu para uma árdua obra.
- “discípulo de Gamaliel”, um sábio sensato que livrou os apóstolos numa ocasião At 5.34
3.1. O perseguidor de cristãos
- “não passava de uma revolução herética”, Paulo acreditava que o cristianismo era uma ameaça ao judaísmo. Para ele não poderia existir outra religião.
- “arrastando homens e mulheres para a prisão”, Paulo não tinha autoridade para matar cristão somente as autoridades romanas e a autoridade judaica em alguns casos, por isso se acredita que Paulo jamais tenha matado algum crente.
- “testemunhavam de Jesus”, a perseguição teve um efeito contrário ao que se esperava, pois os cristãos não só aumentaram em número como passaram a influenciar outras áreas.
- “a fim de prender, e até matar”, discordo totalmente que Paulo tivesse autorização para matar algum cristão, a referência não afirma que ele pediu cartas para prender e até matar, veja:
“E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.” At 9.1
Ele respirou ameaças e mortes, isso não significa que ele tivesse autorização para matar.
3.2. O Senhor revela-se a Paulo
- “como sendo Ele mesmo o perseguido”, Paulo acreditava que os cristãos defendiam a divindade de um charlatão, mas naquele dia ele descobriu que não somente Jesus não era um charlatão, como também Paulo estava perseguindo Cristo particularmente.
- “buscava com vigor repreender”, por isso o Senhor disse a ele que era duro recalcitrar contra os aguilhões. Ou seja, era duro ficar se debatendo contra o inevitável.
CONCLUSÃO
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.
Boa aula!
Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/