ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL - Subsídio da Lição 5
AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 5
(Revista: Central Gospel - nº 51)
Tema: UM CHAMADO À SANTIDADE
Texto Bíblico Básico:
Atos 5.1-10
1 Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,
2 E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
6 E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.
7 E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.
8 E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.
9 Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
10 E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido.
Texto Áureo: Hb 12.14
_________________________________________
PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição exorte para as escolhas que devemos fazer, pois ninguém está livre de ser tentado pelo inimigo a mentir ao Espírito Santo.
- “um profundo sentimento de amor”, isso é expressado nos versículos que falam como vivia a comunidade dos santos, como repartiam e tinham tudo em comum.
- “espanto e temor em toda a comunidade”, foi algo que pegou a todos de surpresa, pois estavam experimentando uma atmosfera de amor e fraternidade, de repente o Espírito Santo fere aos dois de morte. A verdade é que diante de um clima de tranquilidade muitos relaxam no respeito e temor.
_______________________________________________
1. O PRINCÍPIO DA VIDA NA IGREJA
- “era comum alguém vender sua propriedade”, havia um ideal de desapego das coisas materiais para se aproximar de Deus e a ideia de que Jesus estaria para voltar a qualquer momento.
- “ajudar os mais necessitados”, essa ajuda era promovida pelos apóstolos que recebiam as ofertas das mão do povo e distribuíam para os pobres da comunidade cristã.
1.1. A colaboração de todos os crentes
- “reverter todo o seu valor”, essa atitude de Barnabé foi tomada como um referencial, tanto que chegou a ser registrado em Atos.
- “retiveram parte do valor”, eles poderiam ter ficado com o valor total para eles, pois não era obrigado a oferta de valor algum, Eles combinaram em dar parte do valor e mentir afirmando que era o valor total.
1.2. A revelação do Espírito Santo
- “encheu Satanás o teu coração”, lembrando que Satanás é o pai da mentira e como o pecado deles foi a mentira, por isso Pedro fala que foi Satanás quem encheu o coração deles.
- “tem a habilidade para escolher”, essa é uma argumentação para o livre arbítrio, pois mesmo liberto eles estavam livres para escolher o caminho a tomar e escolheram o da perdição. Uma argumentação contrária e a favor da predestinação é a de que Ananias e Safira nunca foram convertidos de fato.
__________________________________________
2. FRUTOS DA HIPOCRISIA
- “tentativa de aparentar”, onde a pessoa se esforça em manter uma aparência, sem que no seu interior seja de verdade aquilo que aparente no exterior.
- “pecado de Ananias e Safira”, eles queriam aparentar espiritualidade assim como Barnabé e outros fizeram, mas a máscara foi revelada pelo Espírito Santo.
2.1. A hipocrisia milita contra a integridade da Igreja
- “macular a veste da noiva”, o inimigo queria deixar a Igreja mal falada, onde as pessoas comentariam que Ananias e sua esposa enganaram a todos e ninguém percebeu, dessa forma diminuiria a fé e o temor do Senhor dento da comunidade dos crentes.
- “primeiro Ele purifica toda imundícia”, devido aos pecados ocultos terem aumentado muito, estamos notando pouca atividade de milagres e sinais do Espírito Santo.
- “quantas pessoas restariam”, com certeza muito poucas, por isso Deus não faz. Essa talvez seja a resposta para um pergunta que se faz muito: por que Deus não pune de morte hoje os que mentem ao Espírito Santo?
2.2. A hipocrisia pode destruir, inclusive, aqueles que nos são caros.
- “seu desejo por reconhecimento”, notemos como Barnabé foi mencionado por Lucas, assim Ananias e Safira também queriam esse reconhecimento.
- “planejaram tudo em oculto”, o fato de eles terem planejado demonstra o quanto estavam corrompidos, pois quando alguém age por impulso expressa a fraqueza carnal, mas quando se planeja expressa a corrupção da alma.
- “mas também o de Safira sua esposa”, caso Ananias se arrependesse e se concertasse, poderia ser tarde, pois Safira já estava corrompida. Nossas atitudes podem influenciar os da nossa casa.
___________________________________
3. O RESULADO DO JUÍZO DIVINO
- “um julgamento pessoal do Senhor”, não foi uma disciplina da Igreja, para corrigir algum problema no meio do povo de Deus. Como é um julgamento pessoal, podemos entender que Deus tem o direito soberano de tirar a vida, pois foi Ele quem a deu.
- “o direito de questionar os atos divinos”, Deus não precisa dar satisfações de Suas ações a ninguém. Se Ele quisesse poderia destruir o mundo inteiro num momento.
- “essa obra não é do homem”, às vezes algumas pessoas, resolvem afrontar a Igreja e acabam afrontando também a Deus, mas o Senhor não pune a todos como fez com Ananias e Safira, senão haveria grande mortandade no mundo, porém guarda-os para o Juízo Final.
3.1. A Igreja cresceu em temor
- “foram para Jerusalém”, as pessoas viram que o poder de Deus estava manifestado na Igreja em Jerusalém. Até hoje muitos irmãos buscam a manifestação do poder de Deus, os cultos de libertação com revelação e profecias enchem, porém alguns buscam esse poder para receber bênçãos.
3.2. A ação do pecado foi inibida
- “a ação poderosa...o impediu”, depois desse ocorrido ninguém mais se arriscou a mentir para o Espírito Santo.
___________________________________
4. A GRANDE LIÇÃO DO JUÍZO DIVINO: SOMOS CHAMADOS À SANTIDADE
- “ser dispensável a busca pela santidade”, existem teses elaboradas a esse respeito, onde afirmam que Jesus levou todas as nossas dores e culpas no madeiro, dessa forma não precisaríamos nos sacrificar com jejuns e santificação. Na verdade esse tipo de crença é de quem deseja viver na permissividade.
- “poderia fazer à embrionária Igreja”, era o início da Igreja na Terra, aquela atitude poderia causar danos irremediáveis.
4.1. O que se entende por santidade
- “ser consagrado a Deus”, também ser separado para o Senhor, dedicado ao serviço do Senhor.
- “mudança de atitudes”, as atitudes mudam pela transformação que ocorre no coração, se não for dessa forma, as atitudes diferentes podem não ser verdadeiras. Assim a santidade começa no coração.
4.2. De que modo a igreja é santificada
- “a Palavra de Deus...pode nos tornar santos”, Jesus declara que a Palavra é que purifica, veja:
“Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.”, Jo 15.3
- “não se dá com base em teorias...mas a partir da intimidade”, não basta conhecer a Bíblia, mas é necessário buscar o autor da Palavra da forma como ela orienta. Muitos conhecem a Bíblia, mas nem todos são transformados.
4.3. A busca constante da santidade
- “até mesmo dos mais sinceros”, se alguém não vigiar, por mais dedicado que seja na obra de Deus, poderá ser incitado pelo diabo ao erro.
- “escrita para o povo de Deus”, o povo de Deus deve atentar na aquisição e uso da armadura. Precisamos ter uma vida cristã mais prática e menos teórica.
CONCLUSÃO
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija a questão proposta.
Boa aula!
Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br