1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Coloquem no quadro ou cartolina, 01 figura de um bicho preguiça, 01 de formigas trabalhando e 01 de despertador.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina:Preguiça, desperdício de tempo.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Observando as formigas”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, falem(apontando para as 3 figuras colocadas no quadro no início da aula: Que nesta aula, o despertador fique ligado para a preguiça sair e a formiga servir de exemplo e ação na vida de vocês.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Observando as formigas
Objetivo:
Observar o exemplo das formigas quanto ao combate da preguiça e seus malefícios.
Material:
03 cópias da fábula “A Cigarra e a Formiga”.
Procedimento:
- Falem: Vocês já observaram como trabalham as formigas?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: Vamos fazer uma encenação da fábula “A Cigarra e a Formiga”.
- Falem: 01 aluno será o narrador e 02 alunos vão representar a cigarra e a formiga.
A Cigarra e a Formiga
Num dia de quente de verão, uma alegre cigarra estava a cantar e a tocar o seu violão, com todo o entusiasmo. Ela viu uma formiga a passar, concentrada na sua grande labuta diária que consistia em guardar comida para o inverno.
- Dona Formiga, venha e cante comigo, em vez de trabalhar tão arduamente.
Desafiou a cigarra:
- Vamos nos divertir.
-Tenho de guardar comida para o Inverno, respondeu a formiga, sem parar, e aconselho-a a fazer o mesmo.
- Não se preocupe com o inverno, está ainda muito longe, disse a outra.
Despreocupadamente, a cigarra falou:
- Como vê, comida não falta.
Mas, a formiga não quis ouvir e continuou a sua labuta. Os meses passaram e o tempo arrefeceu cada vez mais, até que toda a natureza em redor ficou coberta com um espesso manto branco de neve.
Chegou o inverno. A cigarra, esfomeada e enregelada, foi a casa da formiga e implorou humildemente por algo para comer.
Se você tivesse ouvido o meu conselho no verão, não estaria agora tão desesperada, ralhou a formiga.
E dizendo isto, fechou a porta, deixando a cigarra entregue à sua sorte.
Moral da história: Não pense só em diversão. Trabalhe e pense no futuro. É melhor estar preparado para os dias de necessidade.
Fábula de Esopo.
- Depois da encenação, perguntem:
Qual relação há entre a fábula e o tema da aula: Preguiça, desperdício de tempo?
Aguardem as repostas.
- Falem: Na Bíblia, encontramos uma advertência para os preguiçosos, quando o escritor de Provérbios falou sobre a formiga.
O que a Bíblia fala sobre isto?
Aguardem as respostas.
- Depois, peçam para que um aluno leia Provérbios 6. 6 a 10.
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados.”(Provérbios 6:6-10).
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.