Juvenis – Currículo do Ano 3: Avivamento para a Juventude Lição 03: Raízes de Avivamento na História da Igreja
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Raízes de Avivamento na História da Igreja.
- Introduzam o tema da aula, utilizando a dinâmica “Raízes do avivamento”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Raízes do avivamento
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o legado do avivamento na Inglaterra e na Alemanha.
Material:
01 mapa múndi
02 nomes digitados: Puritanos e Pietistas
Procedimento:
- Coloquem o mapa sobre uma mesa.
- Peçam para que os alunos procurem no mapa a Inglaterra e a Alemanha.
- Falem: Nestes dois lugares encontram-se as raízes do avivamento.
- Apontando para estes países, falem: Na Inglaterra, encontramos os Puritanos; na Alemanha, os Pietistas.
- Então, coloquem os nomes Puritanos e Pietistas sobre o país a que se refere.
- Depois, falem: E é sobre eles que vamos estudar na aula de hoje.
- Em seguida, comecem a trabalhar o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.