LIÇÃO Nº 1 – O MEU AMIGO ENVIA AJUDA



ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Jardim da Infância: O meu amigo guarda e cuida do Seu povo
COMENTARISTA: VERÔNICA ARAÚJO
COMENTÁRIO: JACIARA DA SILVA

Texto Bíblico: Jo 2.1-12

Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a crer que Jesus faz milagres e que podem contar para Jesus através da oração suas dificuldades e confiar que Ele fará.

Versículo do dia
“No dia da minha angústia clamarei a ti, pois tu me responderás”. (Sl 86.7 – NTLH)
O amor de Deus nos impele à confiar na certeza de Sua resposta. Não é um Deus alheio as nossas necessidades, mas sempre atento ao nosso bem estar espiritual, emocional e físico.
História Bíblica
O cativeiro egípcio deu-se em decorrência de uma mudança dinástica, a uma gestão de poder. O novo rei não conhecera José (Ex 1.8), oprimiu o povo, até que Deus levantou o seu servo Moises para libertá-los (Ex 3.7-14). Ao longo desta revista estaremos vendo o trajeto do povo de Deus que saiu do exílio rumo á Canaã, para experimentar o melhor de Deus. Espero que cada aluno da escola bíblica tire lições para as suas vidas destes maravilhosos estudos.
“O Egito a principio foi visitado por Abraão (Gn12. 10), e depois governado por José (Gn41. 38-40), tornou-se o palco da escravatura israelita por quatro séculos” (Gn 15.13). Neste tópico trataremos de maneira resumida a geografia egípcia, para sentirmos de perto o drama do povo de Deus.
1. A origem do Egito
Não se sabe o certo, mas os grandes historiadores têm disputado com freqüência para decifrar, com precisão, qual na realidade foi o berço das civilizações, se é o vale da Mesopotâmia (Gn24. 10), ou vale do Nilo (Êx 2.5). Sabe-se que os Eruditos arqueólogos provam que á humanidade nasceu entre o Tigre e o Eufrates.
2. O nome do País
O termo português "Egito" deriva do grego antigo Αίγυπτος (Aígyptos), e a forma grega, por sua vez, advém do egípcio Ha-K-Phtah, "morada de Ptá", denominação de Mênfis, capital do Antigo Império. Os egípcios denominavam a sua terra de “Kam-t”, que significa “negro”, por ser cor do solo um contraste com as terras vermelhas do deserto circunvizinho. “Os “cananeus chamava-a terra de “Misru”. O Egito também era chamado de Mizraim (1 Cr.1.8) que do hebraico significa "dois estreitos" referência ao Alto e ao Baixo Egito. Existem alguns nomes bíblicos que é aplicado ao Egito, como: Sul (Jr 13.19), Sior (Is. 23.3), casa da servidão (Êx 13.3; Dt. 7.8), Mizraim (1Cr 1.8), Raabe, que uma designação poética (Sl 87.4;89.10), terra de Cão (Sl105 27;106.22). O nome atual é republica Árabe do Egito.
3. As características da terra
Cerca de 95% do Egito é um deserto assolado,geralmente plano,com algumas serranas no sudeste,ao longo do mar Vermelho e no sul da península do Sinai. Quando estudamos a geografia bíblica ou secular descobrimos, que a forma do Egito é um quadrado. A área atual conta Com aproximadamente 1 001 450 km², o Egito é o 29º maior país do mundo, um pouco maior do que o estado brasileiro do Mato Grosso e duas vezes o território da França. Entretanto, devido à aridez do clima do país, os centros urbanos estão concentrados ao longo do estreito vale do rio Nilo e no Delta do Nilo, razão pela qual 99% da população egípcia usam apenas 5,5% da área total.
4. O rio Nilo
O rio é Nilo é o mais extenso do mundo, tem um percurso de 6.696 km. O Nilo nasce no pleno coração da África. As regiões laterais do Nilo e as partes mais secas para o interior são irrigadas por canais entre vinte e quarenta metros de largura e inúmeros quilômetros de distancia com boa profundidade. Dai então entendemos a famosa frase do historiador “Heródoto” “o Egito é uma dádiva do Nilo”.
Sabemos que foi sobre as águas desse rio que o menino Moisés foi posto numa arca, e Deus o protegeu dos crocodilos (Êx 2.5; Ez 29.3). É bom salientar que alguns eruditos acreditam que o Nilo secará por completo na dispensação milenar (Is 19; Ez. 19).
Após a morte de José, o novo rei que agora estava no trono não conhecera a José (Êx 1.8). Uma nova dinastia agora estava no domínio do País. O povo foi oprimido com dura cerviz, de maneira que eles gemiam sob a servidão (Êx 2.23). A palavra “dureza” que aparece no versículo 13 do capitulo 1 de Êxodo, que está no texto básico, deriva-se de uma raiz hebraica que significa “quebrar em pedaços,triturar”.Isto significa dizer que a opressão imposta por Faraó ao povo Israelita visava destruí-los fisicamente e espiritualmente. Dai então entendemos que, não é o sofrimento que pode fazer o povo de Deus parar de crescer, pois quanto o mais o povo de Israel era afligido, tanto mais eles multiplicavam (Êx. 1.12).
O Egito é para o crente o símbolo do mundo, e é por isso que o cristão sofre perseguição, e opressão de todos os lados, não foi diferente com a igreja primitiva (At 8.1-3). Assim como povo de Israel e a Igreja primitiva cresceu em meio o sofrimento (At. 4.29-31), também devemos crescer no fogo ardente da perseguição.
5. Deus ouviu o gemido e o clamor de Israel
A opressão do povo de Israel era tamanha que levaram eles á gemer e clamarem por Deus. A Bíblia nos informa que eles eram obrigados a trabalharem na fabricação de tijolos, como também em todo o trabalho do campo e com todo o serviço que na tirania serviam (Êx 1.14). Talvez você esteja se perguntando o que tem haver, gemido e o clamor do povo com o trabalho deles? É bom lembrar ao aluno que a maneira pela qual o povo deveria trabalhar, não era algo prazeroso, mas sim amargo “Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza”(Êx 1.14).
Na fabricação de tijolos Israel era obrigado entregar a cota exigida, caso contrario haveria severa punição (Êx 5. 14). Os tijolos eram feitos de palha cortada, caniço, e lama misturada. Muitas das vezes devido eles trabalharem o dia inteiro sem descanso algum, pisando o barro misturado com á palha, afirma á tradição judaica “que os varões hebreus quando iam dormir não conseguiam por terem os pés feridos pelas palhas em meio á argila”. O povo tinha muitas razões para gemer e clamar pela á ajuda de Deus, isso é fato, 400 anos de sofrimento não são apenas quatro dias. O bom é que Deus sempre lembra de sua aliança feita com o seu povo. “E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó” (Êx 2.24).
Deus está pronto para ouvir o nosso clamor, somos o Israel de Deus ele fez uma aliança com nós, clamemos á Ele e Ele virá á nós para nos ajudar.
Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que Deus sempre está atento ao sofrimento de seu povo, e supre as nossas necessidades.
Fontes consultadas:
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Colaboração para Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva
http://www.portalebd.org.br