Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Sociedade e Política.
- Trabalhem os pontos apresentados na lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “O Voto”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Voto
Objetivo:
Exercer o direito ao voto, através da escolha dos líderes ou secretários da classe ou decisão de uma atividade para a turma.
Material:
01 caixa de papelão pequena(servirá de urna)
Papéis pequenos para cada aluno
01 caneta
Procedimento:
- Decidam para que a votação vai ser feita: escolha dos líderes ou secretários da classe ou decisão de uma atividade para a turma.
- Peçam para que alguns alunos se candidatem ou vocês apresentam as propostas para votação para uma atividade a ser realizada com a turma.
- Falem que o voto será direto e secreto.
- Apresentem uma urna(uma caixa) e as cédulas de votação.
- Orientem para que cada aluno separadamente se dirija a urna e faça sua escolha, usando a cédula de votação, escrevendo o nome de um dos colegas ou votando na atividade para a turma.
- Depois, façam a contagem dos votos. O que tiver a maioria dos votos será o líder e o vice-líder será aquele que recebeu a quantidade de votos mais aproximada ao do líder. Ou a atividade que vai ser realizada com a turma.
- Em seguida, apresentem os vencedores e demais serão os suplentes, ou a atividade ganhadora.
- Para concluir, falem: A votação aqui realizada é um ato de participação política, algo que como cidadãos temos o dever de participar.
Por Sulamita Macedo.