ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 8


AULA EM 20 DE AGOSTO DE 2017 – LIÇÃO 8
(Revista: Editora Betel)

Tema: Jesus o missionário excelente

Texto Áureo: Jo 12.46
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição apresente Jesus como o missionário exemplar, com o qual podemos aprender a fazer missões, tanto na essência quanto no método.
“também por um imensurável amor”, imensurável é aquilo que não se pode medir, assim é o amor de Cristo, não se pode medir e nem comparar. A Bíblia mostra que o amor que mais se aproxima do amor de Deus é o amor de mãe Is 49.15, mesmo assim não o alcança.
“Como Cordeiro Imaculado”, como Cordeiro que não se corrompeu, faz alusão ao cordeiro que era oferecido na Páscoa, sem mancha e sem defeito.
________________________________________
1. A excelência do missionário.
“Não encontramos o título de “missionário” no Novo Testamento, esse título surge bem depois com a obra de missões, atualmente ele passou a ser uma graduação eclesiástica.
“Um apóstolo é um “enviado””, esse é o significado do termo “apóstolo”.

1.1. Jesus, a palavra eterna.
- “Primeiro, como Verbo, o que aponta para a sua natureza divina, talvez a melhor tradução para o termo grego “logos” que foi traduzido por João Ferreira de Almeida fosse (palavra), significa que Jesus é a Palavra de Deus, que estava presente na criação quando o Senhor fez todas as coisas pela palavra falada.
“Ele é o próprio Deus em ação, atuando”, por isso Almeida resolveu traduzir o “logos” de Jo 1.1 como “verbo”, pois verbo denota “ação”. Jesus é o “haja” de Deus na Terra. LINDO ISSO - DÁ PRA PREGAR!
“mostrando aos seres humanos que Deus é amor”, isso foi provado por ter o Senhor enviado Seu único Filho pela humanidade. Essa é a outra identidade de Jesus: a prova do amor de Deus.

1.2. Jesus, a vida.
- “através de Jesus Cristo todas as coisas vieram a existir, atestando que o próprio Jesus não foi criado, mas que através Dele todas as coisas foram criadas, isso comprova que Ele é Deus.
“é capaz de redimir do pecado e da perdição”, ou seja, somente Deus através de Jesus poderia fazer essa redenção. Deus poderia simplesmente perdoar todos os pecados da humanidade, mas aí o ser humano jamais seria transformado, ainda teria um coração pecador.
“Ninguém vem ao Pai, senão por mim”, por melhor que a pessoa seja, por mais obras boas que faça e por mais que ame ao próximo, somente através de Cristo poderá se reconciliar com o Criador.

1.3. Jesus, a luz do mundo.
“e ainda habitam hoje, na “região da sombra da morte”, se refere às pessoas que andam no mundo sem Jesus, que não receberam essa salvação, estão ainda na escuridão, ainda muitos deles não sabem disso, mas sentem que lhes falta algo, sentem um vazio.
“A luz é superior”, observe que quando uma pessoa anda com uma vela numa casa escura, conforme caminha a escuridão vai se afastando pra longe, assim é no mundo espiritual para aqueles andam com Jesus.
_____________________________________________
2. A EXCELÊNCIA DA MISSÃO
- “Eis o propósito de Sua excelente missão.”, a obra missionária de Jesus é a mais completa de todas, pois Ele veio dar acesso ao pai, os missionários hoje, apenas levam esse acesso aos que ainda não o conhecem. Por isso Jesus é maior missionário do que Paulo, Silas, Barnabé, Billy Graham e todos os outros. 

2.1. Jesus, o Verbo que se fez carne.
- “Deus se aproxima dos pecadores para resgatá-los, o Senhor poderia nos destruído e ter feito uma outra humanidade melhor do que essa, com as experiências coletadas dessa primeira criação, mas não o fez, Ele preferiu nos salvar mesmo a custa de um alto preço.
“mas os métodos acompanham o contexto da atividade evangelística”, notamos Jesus falando com Nicodemos de uma forma e com a mulher samaritana de outra diferente, para cada contexto é necessário um método diferente. O Senhor é o nosso eterno professor de missões.

2.2. A personificação do amor divino.
“vai além do que podemos imaginar ou descrever, está fora da nossa compreensão humana, imaginar que um ser onipotente, onipresente e onisciente deixe esses atributos e assuma um corpo humano, que precisa de cuidados, que envelhece e que sofre.
“não há como explicar tremenda graça”, por isso o Evangelho deve ser demonstrado e não somente falado. Encontramos ministros se esforçando muito em pegar e falar, mas a verdadeira pregação está na vida das pessoas comuns dos membros das milhares de igrejas pelo mundo afora.
“ser movido como pelas entranhas”, é o mesmo que ter o interior movido, quando alguém sente compaixão ele tem o sente no seu interior, porém a Bíblia coloca de forma mais incisiva sobre o nosso Senhor.
“Então Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo seus olhos viram; e eles o seguiram.” Mt 20.34

2.3. A restituição do que foi perdido.
- “restauração; mudança, no sentido de uma pessoa em relação à outra, o ser humano foi feito para estar junto a Deus, falar com Ele face-a-face como Deus fazia com Adão todos os dias pela viração do dia no Éden, Gn 3.8 após a Queda o ser humano passou a estar brigado com Deus, expulso de Sua presença. Esse tópico fala de recuperar o que o ser humano perdeu: o seu lugar junto a Deus.
“a Igreja recebe a missão de tornar conhecida..a “palavra da reconciliação”, não somos salvos somente por ser, nossa responsabilidade é tornar essa reconciliação conhecida no mundo. 
________________________________________
3. A EXCELÊNCIA DO PROPÓSITO

3.1. O Agente Revelador.
“ação iluminadora do Espírito Santo vê a Jesus”, a semente é a Palavra mas ela só pode ser percebida como Palavra de Deus quando o Espírito Santo iluminar a mente da pessoa, pois existem muitos que conhecem a Bíblia, mas não a recebem como a Palavra de Deus, nesse caso o Espírito iluminou, mas a pessoa não quis essa luz.
“nunca experimentaram um contato com o Pai tão maravilhoso”, a aliança no sangue de Jesus é perfeita, ser eficaz de forma completa no ser humano, regenerando e redimindo-o como nunca foi feito em nenhum outro pacto.

3.2. O Cordeiro de Deus.
- “Jesus é o sacrifício aceitável e perfeito a Deus, porque assim como era o cordeiro pascal, escolhido sem mancha, sem defeito, também foi Jesus sem pecado, perfeito homem e de alto valor para Deus.
“Não há necessidade de repetir o sacrifício, foi “um único””, baseado nessa afirmação, alguns erroneamente acreditam e pregam que não se deve mais fazer sacrifícios como jejuns, votos ou extensas orações. 

3.3. O direito de filiação divina.
“garantir a filiação divina aos que creem, a pessoa passa a ser filho de Deus, por mais separatista que possa parecer essa palavra é a realidade, não se pode reivindicar filiação divina e ignorar o sacrifício de Seu Filho.
“Esta filiação ocorre por adoção”, como alguém adotado que é amado por seu pai e aceito por toda a família assim somos nós, temos direitos de filho.
“resulta na formação de uma grande família na terra”, por isso nos tratamos como irmãos, infelizmente o termo “irmão” tem ficado banalizado, muitos chamam ao membro de sua igreja de irmão, mas agem com falsidade, desrespeito, arrogância orgulho ou intentando o mal contra ele.

CONCLUSÃO
- “Ele foi um missionário excelente., Ele fez tudo por amor, não por obrigação, nem por medo do inferno e nem tão pouco para cumprir protocolos ou preceitos da Lei, o amor que há no Seu coração deu a Ele forças para prosseguir até o fim.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO

1. Segundo a lição, o que João, o evangelista, registrou?
R: Que através de Jesus Cristo todas as coisas vieram a existir desde a eternidade (Jo 1,3).

2. O que devemos fazer para se encontrar com o Pai?
R: Conhecer o Filho (Jo 14.6b).

3. Cite uma das expressões que resumem a excelência do propósito missionário de Jesus?
R: “Deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” (Jo 1.12).

4. Como a Igreja conhece a Deus-Pai?
R: Através de Jesus (Jo 1.18).

5. Como ocorre nossa filiação a Deus?
R: Por adoção através do Filho de Deus e da habitação do espírito Santo em nós (Rm 8.15).

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!  //marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br