ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 7


AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 7
(Revista: Central Gospel - nº 51)

Tema:  O MISTÉRIO DAS CASAS-IGREJA

Texto Bíblico Básico:

At 10.1-6, 23, 24, 44
1 E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,
2 Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.
3 Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio.
4 O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus;
5 Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro.
6 Este está hospedado com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer.
23 Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. E no dia seguinte foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope.
24 E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos.
44 E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra

Texto Áureo: At 7.48
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição cuidado com a ideologia dos desigrejados, pois afirmam que o modelo que Jesus queria era o de igreja nos lares.
“para servirem de ponto de apoio”, as casas dessas famílias se tornaram locais de reunião da Igreja, não podia ter templos como os nossos de hoje, por isso as igrejas eram nas casas. Quando se fala em igreja em células é usado o exemplo daquelas igrejas no início do Evangelho. 
_______________________________________________
1. A IMPORTÂNCIA DOS LARES CRISTÃOS PARA O AVANÇO DA IGREJA  
“partiu de um cenáculo”, o cenáculo já era parte de uma casa, aquele cenáculo mencionado em Atos 1.13, provavelmente era a casa de um dos discípulos de Jesus.

1.1. Eventos bíblicos significativos realizados dentro de uma casa
organizadas nos lares, alguns crentes do movimento dos “desigrejados” usam essa informação para afirmar que Jesus não tinha a intenção de edificar templos, mas somente uma Igreja espiritual, não há base o suficiente para se afirmar isso.

1.2. O segredo das casas-igrejas
“durante seus primeiros anos de vida”, o que mais causa admiração é que aquela igreja que cresceu assustando o império romano, fez isso debaixo de uma forte perseguição.
“ao aprendizado da Palavra”, interessante notar que não havia ainda o Novo Testamento, nesse caso o ensino era feito com a explanação dos fatos ocorridos com Jesus e suas ordenanças, depois passou-se a ler as cartas de Paulo para os cristãos durante as reuniões.
__________________________________________
2. FAMÍLIAS CRISTÃS NO LIVRO DE ATOS

2.1. A família de Cornélio 
“centurião romano”, centurião era o comandante de cem homens, era um cargo elevado dentro de uma legião romana.
“homem piedoso e temente”, o Evangelho já havia se propagado pelas várias regiões, chegou em muitos lugares antes dos apóstolos, não sabemos se Cornélio tinha fé em Deus somente ou já havia ouvido falar do Senhor Jesus, mas com certeza, em alguma de suas viagens, ele ouviu falar dos feitos e do poder do Senhor. 

2.1.1. Casa de Cornélio: uma estação de proclamação do Evangelho a familiares e amigos
“devido ao seu exemplo”, o que as pessoas fazem de bom para os outros ecoa, gera fama e honra, com esse bom testemunho Cornélio poderia ser um anunciador da crença em Jesus.
“reuniu seus parentes e amigos”, nós sabemos que o ponto de pregação é uma invenção brasileiro do movimento pentecostal no nosso país no começo do século passado, mas aqui ma passagem de Lucas vemos de onde os crentes brasileiros do início do século XX pegaram o modelo.
“em seguida foram batizados em água”, observamos aqui que não há muitas regras para o recebimento do batismo do Espírito Santo, é possível receber antes de ser batizado nas águas.

2.2. A família de Timóteo
“e sua avó Loide”, provavelmente a mãe e a avó de Timóteo eram atuantes na obra de Deus e por isso foram mencionadas por Paulo.
- “transmitir ao menino os ensinamentos da Lei mosaica”, após o cativeiro em Babilônia a cultura de ensino da Lei ficou muito forte em Israel era quase uma obrigação que os pais instruíssem os filhos na Lei. Em nossa nação temos o grave problema que é o de não buscarmos o conhecimento, não ensinamos os nossos filhos a amarem a instrução e isso reflete nas nossas igrejas.

2.3. Outras famílias
“em sua casa havia um círculo de oração”, esse João Marcos é o autor do Evangelho de Marcos, era o sobrinho de Barnabé. E o autor usou uma classificação para definir o trabalho que existia na casa de Maria mãe de João Marcos, não existia naquela época o círculo de oração.
“ocasião da grande perseguição”, aquela onde mataram Estevão e passaram a perseguir a todos cristãos que residiam em Jerusalém.
___________________________________
3. PERIGO ESCONDIDO DENTRO DAS CASAS 

3.1. Familia de Ceva
- “atacou-os e bateu neles”, um homem só atacou sete irmãos, isso mostra a força de um endemoninhado. Mas nesse tópico é interessante mostrar o quanto é perigoso expulsar demônios sem estar com a vida no altar.
- “em saber quem era Aquele a quem Paulo invocava”, isso mostra que eles não conheciam a Jesus Cristo, como existem pessoas que pegam coisas menos arriscadas na obra de Deus para fazer, sem conhecer a Jesus.

3.2. A família de Ananias e Safira
“reverteu todo o seu valor”, Barnabé doou uma propriedade para a Igreja e isso deve ter sido muito elogiado por todos, talvez isso tenha movido o coração de Ananias e Safira.
“mentir ao Epírito Santo”, eles poderiam deixar de doar, mas doaram uma parte do valor como se estivesse doando todo o valor. 

CONCLUSÃO
“reunimo-nos em prédios”, para que possa haver momentos de reunião entre todos é necessário as dependências das igrejas, mas cada família deve ter um mini igreja dentro de casa. 
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija a questão proposta.

Boa aula!

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/