ASSEMBLEIA DE DEUS - PORTO VELHO/RO
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017
Jovens e Adultos - Betel - Evangelismo, missões e discipulado: S tarefa primordial da Igreja
COMENTARISTA: OÍDES JOSÉ DO CARMO
COMENTÁRIO: EV. CLÁUDIO ROBERTO DE SOUZA
...
INTRODUÇÃO
A paz do Senhor!
Aproveito para solicitar a você irmão professor da Escola Bíblica Dominical ou mesmo aqueles que são vocacionados para tal e acessam o nosso blog, que aproveite para responder a nossa enquete na página principal com a pergunta: Você recomendaria a EBD Comentada? Sua opinião é bastante importante para nós.
Esta semana, a lição abordará o período mais impactante da obra missionária da Igreja, o modelo ideal para todas as igrejas.
Estudaremos sobre o legado missionário da igreja primitiva, ou seja, a herança missionária deixada pela igreja dos nossos pais que mesmo em meio a grande perseguição e intolerância que enfrentaram, frutificaram abundantemente, exercendo importante papel e se tornando modelo evangelístico do seu tempo. Papel este que passados mais de 2000 anos, ainda é o principal modelo a ser seguido.
O escritor do livro de Atos (Dr. Lucas), identificou em suas pesquisas que aquela igreja, ainda em seu início, agitou, perturbou, inquietou e como ele mesmo escreveu, ALVOROÇOU o mundo de sua época (At 27.6). O que eles possuíam? Vamos tentar entender…
1 – OS MANDAMENTOS MISSIONÁRIOS
Entende-se por mandamento, uma ordenança, isto é, não é algo que eu escolho, mas que foi determinado fazer por alguém superior a mim; desobedecer é transgredir.
Jesus, antes de ascender ao céu, deixou as últimas instruções aos seus discípulos. A principal orientação foi a continuidade de sua obra. A Igreja tornou-se responsável por anunciar as Boas Novas.
As palavras de Jesus continham instruções exatas de que deveriam aguardar a preparação especial, a qual seria o revestimento de poder para realizar a obra evangelística (item 1.2) e qual seria a amplitude desta obra, ou até onde ela deveria alcançar (item 1.3).
As diretrizes dadas por Cristo, fez grande diferença para o exercício do trabalho, sendo esta a receita de sucesso para qualquer igreja em qualquer tempo.
1.1 – Deu mandamentos pelo Espírito Santo
A vida de Jesus foi marcada pela companhia do Espírito Santo.
Vamos destacar aqui algumas constatações:
1. O Espírito Santo foi o responsável direto do seu nascimento virginal, garantindo a encarnação do Verbo de Deus (Mt 1.18-20; Lc 1.35; Jo 1.14);
2. Na sua infância, Jesus crescia em graça (Lc 2.40,52), isto é, ele desenvolvia a condição espiritual de alguém governado pelo poder da graça divina, ou seja, pelo poder do Espírito Santo;
3. Na ocasião do seu batismo, João viu o momento exato em que o Espírito Santo pousou sobre a sua cabeça (Lc 3.22);
4. Após o batismo, a Bíblia afirma que Jesus estava cheio do Espírito Santo e por Ele foi conduzido ao deserto e ali foi tentado pelo diabo (Lc 4.1-13);
5. Para o exercício do seu ministério, o Espírito Santo o encheu (Lc 4.14);
6. Jesus se identificou com o personagem messiânico de Isaías 11.2 e 61.1-3, quando na Sinagoga leu a última passagem – “Pelo que o Espírito do Senhor, está sobre mim…” – E afirmou que aqueles dias se cumpriam Nele (Lc 4.16-20);
7. O seu sacrifício na cruz foi possível pelo Espírito Santo, pois o Espírito o sustentou na hora mais difícil;
Hebreus 9:14
14 quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? (ARC)
8. Sua ressurreição foi obra do Espírito Santo;
Romanos 8:11
11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita. (ARC)
9. O Espírito Santo de Deus foi quem glorificou o Filho após a sua ressurreição;
João 16:13-14
13 Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.
14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. (ARC) 10. Todo o Seu ministério foi acompanhado e dirigido pelo Espírito Santo:
10.1 – Ministério Geral – Em toda a obra de Cristo, o Espírito Santo se fez presente:
Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.
Fonte: https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/betel-adulto-trimestre-2017-licao-9-legado-missionario-da-igreja-primitiva/ Acesso em 23 ago. 2017