1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O Que São os Evangelhos.
– Para introduzir o estudo do tema da aula, utilizem a dinâmica “Os 04 evangelhos”.
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Os 04 evangelhos
Objetivo: Introduzir o estudo sobre os 04 evangelhos.
Material:
Bíblia
½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno
Procedimento:
- Solicitem aos alunos para escrever o que aconteceu na última aula. Para isto, entreguem ½ folha de papel ofício para que eles.
Recolham e comecem a ler fazendo comparações entre os relatos.
- Falem: Vocês estão observando que a diferentes relatos de uma mesma aula? Uns apontam tal situação, outro não lembra de tudo etc.
Da mesma forma aconteceu com os 04 evangelhos, que relatam 04 pontos de vista de uma mesma realidade.
- Peçam para que os alunos abram a Bíblia, no índice do Novo Testamento e observem os nomes dos 04 primeiros livros.
Solicitem que eles falem os nomes e em seguida, escrevam no quadro ou cartolina:
Mateus
Marcos
Lucas
João
- Perguntem:
O que os evangelhos relatam?
Aguardem as respostas. Não esperem que os alunos falem sobre as diferenças entre eles, mas o que eles podem falar sobre Jesus, seu nascimento, vida e ministério.
- Falem: Vamos estudar nesta aula quais as diferentes abordagens dos 04 evangelhos.
Então, agora, comecem a trabalhar estas diferenças.
Por Sulamita Macedo.