Adultos: A Supremacia de Cristo – Fé, Esperança e Ânimo na Carta aos Hebreus Lição 01: A Carta aos Hebreus e a Excelência de Cristo
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Em seguida, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
- Tema: A Supremacia de Cristo – Fé, Esperança e Ânimo na Carta aos Hebreus
- Capa:
O que vemos?
Degraus de pedras vistos de baixo para cima, luz, claridade no topo da escada.
O que a figura tem a ver com o tema?
Superioridade de Cristo que ressuscitou, vencendo a morte e o Diabo.
- Comentarista: Pastor José Gonçalves
Apresentem informações sobre ele, vejam na sessão “Interagindo com o Professor” da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
- Lições do trimestre – apresentem da seguinte forma:
Ler de forma alternada os títulos das lições: uma parte da turma começa e a outra metade continua, até a 12ª lição.
07 – Agora, trabalhem a lição 01: A Carta aos Hebreus e a Excelência de Cristo.
- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Abrindo a Carta”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no marcador "Discipulando", deste blog.
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica: Abrindo a Carta
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a carta aos Hebreus.
Material:
01 cópia da carta aos Hebreus
01 envelope grande(tamanho ofício)
Antes da aula:
- Digitem ou escrevam os objetivos da carta aos Hebreus.
- Coloquem a folha, contendo os objetivos da carta aos Hebreus, dentro do envelope.
- No envelope, escrevam:
No remetente: autoria desconhecida.
No destinatário: Aos cristãos judeus.
Observação: Como não há certeza quanto a data e do local da escrita da carta, apenas falem sobre as suposições expostas na lição.
Durante a aula:
- Após a apresentação do título da lição, fixem o envelope no quadro ou em outro local visível para os alunos.
- Solicitem que os alunos abram a Bíblia na carta aos Hebreus e façam um pequeno “tour” pela carta.
Leiam as epígrafes de cada bloco de versículos.
Falem sobre a quantidade de capítulos que são 13 e conclamem os alunos para que leiam esta carta durante esta semana que se inicia.
- Para concluir, entreguem o envelope para um(a) aluno(a) e comecem a apresentar as informações contidas na carta, como remetente, destinatário, data, local da escrita e conteúdo.
Por Sulamita Macedo.