Jovens: Seu Reino não Terá Fim - Vida e obra de Jesus segundo o Evangelho de Mateus Lição 03: O batismo de Jesus
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: O batismo de Jesus.
- Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre o Batismo de Jesus.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Batismo nas águas”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Batismo nas águas
Objetivos:
Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.
Seguir o exemplo de Jesus, que também foi batizado.
Material:
Fotografias do batismo nas águas dos alunos.
01 quadro branco
Observação: Entrem em contato com os alunos pelas redes sociais ou telefone, peçam para que, os que já são batizados, levem fotografias do batismo na próxima aula.
Procedimento:
- Perguntem: Quais os tipos de batismos que vocês conhecem?
Aguardem as respostas.
- Solicitem aos alunos que relatem o que já presenciaram ou participaram sobre os tipos de batismos que eles citaram, por imersão e aspersão.
- Perguntem: Qual a diferença entre eles?
Se necessário acrescentem outras informações da diferença entre o batismo por imersão e aspersão.
Enfatizem que o batismo bíblico é aquele conhecido como “Imersão”. Citem o versículos de Mt 3. 13 a 17. Após a leitura, enfatizem a expressão “saiu logo da água”, que nos assegura que o batismo de Jesus foi por imersão.
- Depois, montem um mural com as fotografias do batismo dos alunos.
Observação: No final da aula, devolvam as fotografias.
- Em seguida, perguntem:
Por que vocês se batizaram?
Aguardem as respostas.
- Perguntem: Por que Jesus foi batizado?
Aguardem as respostas.
- Para finalizar, falem: Agora, vamos estudar sobre o batismo de Jesus.
Por Sulamita Macedo.