CPAD Adultos – 1º Trimestre de 2018 – 11/03/2018 – Lição 10: Dádiva, privilégios e responsabilidade na Nova Aliança



Este post é assinado por: Pastor Eliel Goulart
Texto Áureo
“Cheguemos-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa.” – Hebreus 10.22

Verdade Prática
A Nova Aliança é uma dádiva divina que traz grandes responsabilidades.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Hebreus 10.1-7,22-25
1  Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. 
Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado. 
Nesses sacrifícios, porém, cada ano, se faz comemoração dos pecados, 
porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire pecados. 
Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste; 
holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. 
Então, disse: Eis aqui venho (no princípio do livro está escrito de mim), para fazer, ó Deus, a tua vontade.
22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa, 
23 retenhamos firme a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu. 
24 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, 
25 não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.
INTRODUÇÃO
Comentário do Blog
Paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra edição, esta é mencionada.
Há uma ligação lógica com o capítulo antecedente, qual seja, o capítulo 9, mas não necessariamente uma continuação. A ligação é geral. Neste capítulo 10, há um encerramento sobre o tema do sacerdócio levítico e inicia-se a explicação da Nova Aliança.
Certamente ainda querendo corroborar suficientemente a argumentação sobre o sacrifício inigualável de Cristo, e quer imprimir na mente e no coração do crente de Sua época a conclusão e compreensão da ineficácia de todo o culto levítico, com todos os seus rituais.
Além de chamar a atenção para a exposição de novas visões da doutrina, o escritor aos Hebreus conclui enfatizando os incontáveis privilégios da Nova Aliança, do Novo Caminho, oferecido a todos os que creem no sacrifício eterno, irrepetível, celestial de nosso Senhor Jesus, para através dele, aproximarem-se de Deus.
Salmo 73.28a – “Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus.”
Hoje, tendo a certeza que a perfeição e a excelência do sacrifício de Cristo, nos concede livre e seguro acesso ao Pai, consideremos tão grande privilégio que nos alerta para tão grande responsabilidade!
O escritor, neste capítulo 10, esgota praticamente o tema do sacerdócio superior de Cristo.
I – A DÁDIVA DA NOVA ALIANÇA
1 – Uma única oferta
Comentário do Blog
Hebreus 10.1 – “Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.”
Já entendemos que a lei trouxe apenas uma sombra dos benefícios do porvir, e não a realidade. O antigo sistema apontava, como fraca amostragem, os benefícios que Cristo operaria por nós.
Milhares de sacrifícios eram repetidos, e ainda assim não podiam salvar os que estavam debaixo desse sistema judaico. Não aperfeiçoavam os que chegavam diante de Deus para O adorar.
Usando como contraste a sombra com a realidade, ou a imagem exata das coisas; usando a ilustração da irrelevância da sombra diante da revelação completa da forma verdadeira, o escritor conduz ao leitor crente judeu a compreender a insuficiência das repetições, comparadas com a única oferta de Cristo, oferta de Si mesmo em prol de todos os que creem.
No passado está a Lei. O que Cristo operou por nós são os bens futuros. Ou seja, em dois aspectos:
1 – As coisas imediatas que subsequentes à Lei;
2 –  As mais distantes, que nos aguardam no estado porvir.
“Futuros” ou “vindouros” – do verbo grego mello. Significando pronto para acontecer, ( Strong ). Ou como informa Thayer, “é usado em geral do que certamente acontecerá.” Enfim, trata-se da ideia das coisas por vir.
De Weet: “O cristianismo estava no judaísmo como folhas e frutos na semente, embora certamente precisasse do Sol da Justiça para brotarem.”
Esta oferta de Cristo é única, irrepetível, incomparável, superior, melhor, eterna e celestial.
Por que?
Os sacrifícios repetidos da Lei extinguiram-se, porque vindo a realidade que é Cristo, não são mais necessários.
Onde há perdão, não há mais uma oferta pelo pecado.
Hebreus 10.14 – Almeida Revista e Atualizada – “Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.”
2 – Um único ofertante
Comentário do Blog
Hebreus 10.12 – “Mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus.”
Aleluia! Cristo entregou-Se a Si mesmo por nós, pelos nossos pecados. Portanto, Ele é a oferta e o ofertante.
E tendo feito isto, assentou-Se à direita de Deus Pai, o lugar de maior honra.
Cristo fez tudo que era necessário para executar a expiação e a remoção de pecado. E fez tudo e tanto que nunca mais será necessária nova crucificação. Se tudo não estivesse completo, Cristo não descansaria para completar a justiça de Deus a nosso favor! O próprio fato bíblico de que Ele descansa e está assentado à direita de Deus, demonstra eficazmente que Seu trabalho está terminado.
Salmo 16.11b – “À tua mão direita há delícias perpetuamente.” A palavra hebraica é o adjetivo na´iym, definido poeticamente e figurativamente como “delícias”. O fato de Cristo desfrutar de prazeres celestiais eternos demonstra a completude de Seu trabalho. A alegria Dele provém da salvação das almas, ou melhor, “trazendo muitos filhos à glória.” – Hebreus 2.10.
E agora Ele está à destra de Deus como sacerdote e rei. Ele assumiu a glória real, depois de ter “oferecido um único sacrifício pelos pecados”. E aqui está um mistério: Cristo como Deus sempre esteve no trono de glória. Ele sempre foi verdadeiramente Deus. E mesmo estando na terra como verdadeiramente homem, Ele estava no Céu. Mas, como verdadeiramente homem Ele é assunto ao Céu – Salmo 24.7 e 8 – “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra.”
Não há dignidade comparável à de Cristo Jesus.
Apocalipse 5.12 – “Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.”
Pastor Eliel Goulart
COMUNICADO IMPORTANTE
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…
Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.
Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.
Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.
Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).
Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada  http://ebdcomentada.gdigital.com.br