Lição 12 - A morte de Jesus na cruz



ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018
Primários: Conhecendo a vida de Jesus
COMENTARISTA: TELMA BUENO
COMENTÁRIO: JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 12 – O AMIGO DESCONFIADO

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa conscientizar-se que Jesus morreu na cruz para nos salvar e nos dar vida eterna.
Memorizando
“Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras".(1 Co 15.3 – NVI).
Texto bíblico em estudo: Mc 15.22-47.
Explorando a Bíblia
A morte de Cristo foi um ato extraordinário - o próprio Filho de Deus morreu no lugar de pecadores, tomando sobre Si a penalidade dos pecados. Os quatro Evangelhos não registram igualmente todos os acontecimentos da vida de Cristo, mas Sua morte é contada com detalhes em todos eles.
Mas... o que a morte de Jesus significa para todos nós? No instante em que Ele morreu, realizou-se a obra de expiação pelo pecado do homem. Foi o momento do pagamento do resgate pelos nossos pecados. Agora temos o privilégio do acesso direto à presença de Deus. "Sabendo que não mediante cousa corruptíveis, como prata ou outro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue , como cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo" ( 1 Pe 1.18, 19).
Muitos homens, na época de Jesus , queriam matá-lo, porque não acreditavam que Ele era o Filho de Deus. Tentaram de muitas maneiras e não conseguiram, mas, como vocês já aprenderam, Judas O traiu e Jesus foi preso.
Logo depois que foi preso, Jesus sofreu bastante. Os guardas riram dele, bateram muito Nele, tiraram Sua roupa, colocaram sobre Ele uma capa vermelha e uma coroa cheia de espinhos; puderam uma vara na Sua mão, e gritaram: "Viva o rei dos judeus!". Eles também cuspiram em Jesus e bateram na Sua cabeça. Como Jesus sofreu!
O povo podia ter pedido para que soltassem Jesus, mas não pediram e gritaram: "Crucifique! Crucifique!". Jesus foi condenado à morte na cruz.
Jesus teve que carregar Sua cruz até o local onde seria crucificado. No caminho, Jesus teve que carregar Sua cruz até o local onde seria crucificado. No caminho, como a cruz era muito pesada, obrigaram um homem chamado Simão, a ajudar Jesus.
Quando chegaram ao monte chamado Calvário, pregaram Jesus na cruz.
Mesmo com tudo o que as pessoas fizeram para Jesus, Ele continuava amando aquelas pessoas e pediu para Deus perdoá-las.
Perto dEle estavam crucificados também dois ladrões. Um deles não quis acreditar em Jesus, mas o outro disse a seu companheiro: "Você não teme a Deus... o nosso sofrimento é justo, porque estamos recebendo o castigo pelo que fizemos; mas ele não dez nada de mau".
Aquele que acreditou disse para Jesus: "Jesus, lembre-se de mim..."
E Jesus lhe respondeu: "Hoje mesmo estarás comigo no céu".
Antes de morrer, Jesus disse a Deus, Seu Pai: " Pai, nas suas mãos entrego o meu espírito!"
Depois de dizer isso, Ele morreu. Mas a história de Jesus não terminou aqui. Algo maravilhoso aconteceu, e nós vamos aprender na próxima aula.
Aplicação da lição
Enfatize aos alunos (as) que Jesus a tristeza com a morte de Jesus deve nos lembrar que Ele fez isso porque nos ama muito e quer perdoar os nossos pecados e ser nosso Salvador. É importante que hoje, você ainda não pediu para Jesus perdoar os seus pecados, faça isso agora.
Oficina criativa
Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade
copie o link e cole no navegador
http://dibujoscolorear.net/images/FL1TbMkcA.png
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.  http://www.portalebd.org.br