1º Trimestre de 2018
Objetivos: Os alunos deverão acreditar que Jesus Cristo pode resolver qualquer problema; e saber que o poder de Jesus Cristo não tem limites.
É hora do versículo: “[...] Deus me deu todo o poder no céu e na terra.” (Mt 28.18)
Nesta lição as crianças conhecerão a história de Jairo, um homem importante da sinagoga que estava com sua filhinha muito doente. Como Jesus Cristo pode resolver qualquer problema, o papai Jairo creu e viu que o poder de Jesus Cristo não tem limites quando curou a sua filhinha.
Para o professor lograr êxito em sua aula, é fundamental que a forma como vai apresentar as histórias para os alunos seja sempre aprimorada. “Primeiramente, devemos esclarecer que tratamos aqui da leitura de histórias. Não estamos defendendo a leitura de uma lição bíblica para as crianças. Algumas lições bíblicas contém histórias que podem ser lidas ou contadas, de acordo com a preferência do professor. Outras lições não apresentam as histórias bíblicas como histórias. Normalmente utilizam uma história como base, entremeando-a com a pregação ou outro “ensinamento”. Este tipo de lição bíblica não se destina à leitura oral, mas nada impede que se acrescente a leitura de uma história.
Um dos pontos mais importantes na apresentação de histórias é o tom de voz. Não é necessário fazer a dramatização da história, a não ser que o professor tenha um talento especial para isso. Contudo, ao contar histórias, o professor deve aprender a usar as inflexões normais de voz, com expressão. A inexperiência ou o “medo do palco” geralmente, leva o professor a aumentar o tom de voz, e isto excita as crianças, enquanto que o tom de voz baixo as tranquiliza.
Os inexperientes podem também cometer o erro de ler muito rápido. Isto torna difícil para as crianças compreenderem todas as palavras e acompanhar o raciocínio. Por outro lado, a leitura muito lenta contribui para o devaneio e a perda do interesse pela história.
A leitura deve ser um pouco mais lenta que uma conversação normal, numa velocidade que permita a enunciação de cada palavra, sem afetação. Ou seja, a leitura deve fluir naturalmente, lembrando-se que o pensamento daquele que vê e lê as palavras se processa mais rapidamente que o daqueles que ouvem a história, pois estes dependem do sentido da audição e das imagens internas. Para obtermos efeitos especiais, podemos usar variações no tom de voz e na velocidade da leitura. Excitação, suspense e outros estados de espírito intensificam-se com a leitura mais rápida ou mais lenta. Se o professor viver e apreciar a história tanto quanto seus alunos, instintivamente saberá o que fazer. Com um pouco de prática, todas estas técnicas serão usadas com naturalidade.”
Como ensinar crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e educando crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp.68,69)
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
Editora da Revista Jardim de Infância
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. http://www.escoladominical.com.br