Este post é assinado por Eliel Goulart
Texto Áureo
“Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.” – I João 3.16
Verdade Prática
A doação de órgãos, bem como a de tecidos humanos, expressa o verdadeiro amor cristão.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
I Coríntios 15.35-45
35 Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?
36 Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
37 E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo ou doutra qualquer semente.
38 Mas Deus dá-lhe o corpo como quer e a cada semente, o seu próprio corpo.
39 Nem toda carne é uma mesma carne; mas uma é a carne dos homens, e outra, a carne dos animais, e outra, a dos peixes, e outra, a das aves.
40 E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes, e outra, a dos terrestres.
41 Uma é a glória do sol, e outra, a glória da lua, e outra, a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.
42 Assim também a ressureição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, ressuscitará em incorrupção.
43 Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.
44 Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual.
45 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante.
INTRODUÇÃO
Paz do Senhor!
Todas as citações bíblicas são da Almeida Revista e Corrigida. Quando usada outra tradução, a edição é citada.
Há novas questões éticas pelo avanço das tecnologias, e entre elas estão a doação de órgãos, transplantes de órgãos, coleta de órgãos e inseminação artificial.
Qual a perspectiva de ação, de conduta e comportamento do cristão diante do desafio da questão biomédica de doação de órgãos?
A resposta é singela e direta: os avanços médicos devam ser usados para servir a Deus.
A visão secularista é de que o homem é soberano sobre a vida. E os secularistas, também chamados de humanistas, são enfáticos nas suas afirmações: apoiam o aborto, a eutanásia, o suicídio, endeusam a tecnologia e negam a existência de Deus, menos ainda como tendo domínio sobre o curso da civilização. No Manifesto Humanista de 1933 e repetido em 1973 proclamam com destaque: “Nenhuma divindade irá nos salvar; nós precisamos salvar a nós mesmos.” Para os tais, o homem é soberano sobre a vida. Cada indivíduo tem o direito de viver e o direito de terminar com a vida.
Na afirmação de que as questões biomédicas atuais, com as altas tecnologias, devem servir a Deus, queremos dizer que esta perspectiva cristã de servir a Deus se dá quando o tratamento é voluntário, e não compulsório, como desejam os humanistas / secularistas. Servir a Deus no sentido de que os avanços da tecnologia são para melhoria da vida do homem. Os humanistas objetivam absurdamente a criação da vida humana.
Enfim, o objetivo declarado da perspectiva humanista é o de ocupar o lugar de Deus.
Os humanistas pregam que devemos ocupar o lugar de Deus.
Os cristãos cremos que precisamos servir aos propósitos de Deus.
A posição humanista nos remete ao princípio de Satanás, exposto em Isaías 14.13 e 14 – “E tua dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.” (Grifo nosso).
Ele quis subir e Jesus Cristo quis descer por amor de nós!
Filipenses 2.5 a 11 – “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”
I – DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: CONCEITO GERAL
1 – Definição de transplante
Além da ótima definição dada na revista da CPAD, anotamos aqui nosso singelo subsídio, compilando o dicionário Houaiss:
Transplante, na acepção da Medicina, é a transferência, dentro de um corpo de um mesmo indivíduo ou de um organismo para outro, de tecido ou de um órgão ou parte dele, a fim de compensar ou de substituir uma função perdida.
Exemplo de transferência de tecido: medula óssea.
Exemplo de transferência de órgão: coração, pulmão, fígado, rim.
Quanto à questão da transferência de células-tronco, o cristão se depara com a dificuldade do uso de células-tronco embrionárias. Porque resultam na eliminação de uma vida humana. Para nós, que tememos a Deus e temos a Bíblia como única regra de fé e de conduta, é inaceitável. Pois destrói a vida de um inocente.
Como bem anotou Norman L. Geisler (1932):
“Esse ato viola outros princípios éticos, tais como:
( 1 ) – o fim não justifica os meios;
( 2 ) – o poder fazer não implica o dever fazer;
( 3 ) – a morte não deve ser provocada com o intuito de prolongar a vida.”
2 – O conceito de doação na Bíblia
Atos 20.35 – “Tenho vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.”
Tais palavras do Senhor não são encontradas nos quatro Evangelhos canônicos, e nem mesmo nos apócrifos. Confirma a ampla difusão de um ensino oral, incorporando os atos e palavras do Senhor Jesus. Se enfatiza o “recordar as palavras do Senhor Jesus”, é porque elas foram frequentes e proeminentes nos ensinamentos do apóstolo Paulo.
Por este versículo, aprendemos que somos exortados a dar em proporção às necessidades dos pobres. E como aumenta o número e as necessidades da pobreza, devemos também aumentar em liberalidade no dar.
Dar em proporção aos nossos bens e renda declarados. E diante de Deus e da nossa consciência cristã, pôr parcela dos nossos recursos a favor dos necessitados.
I João 3.17 – “Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?” – NVI
Três observações gerais fazemos aqui sobre a excelência bíblica do princípio cristão de doação:
1 – A doação que impede o próximo de continuar a ser oprimido pela pobreza é melhor do que aquela que apenas o sustenta provisoriamente;
2 – A doação que é organizada em serviço coletivo público é melhor do que a que dá somente o alívio privado;
3 – A doação que produz caráter virtuoso é melhor do que aquela que se limita a dar refrigério imediato ao corpo.
Pastor Eliel Goulart
COMUNICADO IMPORTANTE
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
- Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
- Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…
Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.
Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.
Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.
Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).
Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada http://ebdcomentada.gdigital.com.br