CPAD Adultos – 2º Trimestre de 2018 – 20/05/2018 – Lição 8: Ética Cristã e sexualidade



Este post é assinado por Eliel Goulart
Texto Áureo
“Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.” – Hebreus 13.4

Verdade Prática
A sexualidade é uma dádiva divina que deve ser usufruída dentro dos parâmetros instituídos pelo Criador.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
I Coríntios 7.1-16
1 Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; 
2 mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. 
3 O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido. 
4 A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. 
5 Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência. 
6 Digo, porém, isso como que por permissão e não por mandamento. 
7 Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira, e outro de outra.
8 Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. 
9 Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.
10 Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido. 
11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. 
12 Mas, aos outros, digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. 
13 E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe. 
14 Porque o marido descrente é santificado pela mulher, e a mulher descrente é santificada pelo marido. Doutra sorte, os vossos filhos seriam imundos; mas, agora, são santos. 
15 Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz. 
16 Porque, donde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, donde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?
INTRODUÇÃO
Paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da edição Almeida Revista e Corrigida. Quando de uma tradução, esta é citada.
Nestes dias em que vivemos, observamos uma sociedade mundana impregnada de sexo. E entre os irmãos em Cristo Jesus, há duas atitudes, pelo menos: o assunto incomoda alguns crentes, e é tratado com escrúpulo aparentemente injustificado, ou há cristãos que veem o sexo na perspectiva do mundo: aceitando permissividades sexuais e que estas se introduzam na vida da igreja.
Romanos 12.2 – “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
A advertência é para não nos amoldarmos ao sistema anti Deus, anti Bíblia, anti Igreja e anti Obreiros, pelo menos, anti obreiros fiéis. A admoestação bíblica é para não nos amoldarmos ao padrão baixo deste mundo, não imitarmos suas condutas.
O tema da sexualidade incomoda alguns crentes, por questões estritamente pessoais. Mas, a Lição propõe uma visão do sexo sob a perspectiva cristã, fundamentada na Palavra de Deus, nos mandamentos divinos aos cristãos. E cotejada com o contrário: a sociedade mundana profundamente sexista.
I – SEXUALIDADE: CONCEITOS E PERSPECTIVAS BÍBLICAS
1 – Conceito de Sexo e Sexualidade
A palavra “sexo” no Português tem origem no latim secare, significando seccionar, cortar, dividir. Trata-se da divisão entre homem e mulher, entre macho e fêmea.
Mas, as palavras são plurívocas, contendo mais de uma acepção. E são também dinâmicas. Com o passar das gerações, seus significados alteram-se.
As outras acepções para a palavra sexo são:
1 – Em termos da Biologia, refere-se ao conjunto de características estruturais e funcionais segundo as quais um ser vivo é classificado como macho ou fêmea. ( Dicionário UNESP do Português Contemporâneo – Francisco de Assis Borba).
2 – Também pode significar o conjunto de órgãos genitais;
3 – E ainda pode referir-se à relação sexual, quando se diz “fazer sexo”;
4 – E, finalmente, a palavra sexo pode ser usada para distinção de gênero – homem ou mulher.
Sexualidade: conjunto de características especiais, tanto externas quanto internas, determinado pelo sexo do indivíduo. Sexualidade qualifica o que é sexual. Portanto, a sexualidade é composta de várias fontes, não somente os órgãos sexuais.
2 – O sexo foi criado por Deus
Intrinsecamente ( ou seja, na sua essência, na sua natureza ), o sexo é bom. No sentido de não ser mau. Porque a declaração de Deus em Gênesis 1.27 – “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.”, corrobora:
1 –  Macho e fêmea os criou – isto é sexo!
2 – A doutrina da distinção – homem e mulher.
3 – A doutrina da criação especial.
E o versículo 31 finaliza: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom.”
O sexo é bom, porque Deus o fez bom e o declarou bom. Reflete, nos propósitos divinos, a Sua bondade.
Portanto, o sexo é bom em si mesmo, porque faz parte da criação divina.
Em I Timóteo 4.4 está escrito: “Pois tudo que Deus criou é bom…” – ARA – Almeida Revista e Atualizada.
“O sexo é tão sagrado que é usado na Escritura para ilustrar a união mais íntima que se pode ter com Deus. Paulo escreveu: “Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à Igreja.” – Efésios 5.31 e 32 – ARA.
( Norman L. Geisler – 1932 – ).
O pecado perverteu a função dada por Deus quanto ao sexo.
Por Eliel Goulart
Para continuar lendo CLIQUE AQUI
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada  http://ebdcomentada.gdigital.com.br