Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Dons Espirituais e Fruto do Espírito Lição 10: O Dom de Interpretar as Línguas

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O dom de Interpretar as Línguas.
- Agora, utilizem a dinâmica “O Dom de Interpretação de Línguas”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
 
Dinâmica: O Dom de Interpretação de Línguas
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o dom de Interpretação de Línguas.
Material:
01 cópia de uma mensagem em código para cada aluno(ver no procedimento).
01 caneta para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno uma cópia de uma mensagem em código. Orientem para que eles decifrem qual a mensagem contida nesta frase. Estipulem um tempo para a realização da atividade.
Trocando os números pelas letras, você saberá qual a mensagem da frase abaixo:
A= 1
B = 2
C = 3
D = 4
E = 5
F = 6
G = 7
H = 8
I = 9
J = 10
L = 11
M = 12
N = 13
O = 14
P = 15
Q = 16
R = 17
S = 18
T = 19
U = 20
V = 21
X = 22
Z = 23

14   4 14 12    4 5    9 13 19 5 17 15 17 5 19 1 3 1 14   4 5  
__   ______    ___   __________________________   ___
11 9 13 7 20 1 18    5 18 19 1     3 11 1 18 18 9 6 9 3 1 4 14
______________     _______      ______________________
13 14   7 17 20 15 14   4 14 18     4 14 13 18    16 20 5
_____   ___________   _____       ________     ______
12 1 13 9 6 5 18 19 1 12   1  12 5 13 18 1 7 5 12
___________________    _  ________________
4 5   4 5 20 18
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Observação: A mensagem da frase é: “O dom de Interpretação de Línguas está classificado no grupo dos dons que manifestam a mensagem de Deus” não deve ser divulgada para os alunos, pois eles é que deverão buscar saber qual a mensagem.
- Depois, os alunos deverão ler qual a mensagem que foi decifrada.
- Falem: Vocês decifraram uma mensagem que vocês não estavam entendendo, com a ajuda do quadro que continha a correspondência entre as letras e os números.
As línguas estranhas também podem ser consideradas como códigos que não conhecemos, mas que precisam ser interpretadas. Para que sejam entendidas, é necessário o dom de Interpretação de Línguas. E é sobre este dom que vamos estudar na aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.