ESCOLA DOMINICAL PALAVRA E VIDA - Conteúdo da Lição 1


Lição 1

AGINDO DE FORMA ABENÇOADORA
Texto Básico: Colossenses 1.1-8

Levando em consideração o contexto imediato desta carta, devemos considerar que os problemas enfrentados pela Igreja naquele momento histórico são semelhantes aos enfrentados pela Igreja nos dias atuais. As respostas trazidas pelo apóstolo Paulo foram oportunas para aquela Igreja no passado e devem ser levadas a sério por todos os que desejam construir no presente uma jornada de fé fundamentada na Palavra de Deus. A proposta desta série de estudos é realizar uma análise do texto de forma expositiva, extraindo lições que se aplicam aos discípulos de Cristo que desejam viver para a glória de Deus no mundo pós-moderno. Constatamos que algumas pessoas estão vivendo suas vidas sem a nítida compreensão do que significa seguir a Jesus e viver para a glória do Pai (Mt 5.16). Este posicionamento pode representar um risco, na medida em que produz uma caminhada confusa e sem impacto no mundo. Ao analisar o texto bíblico que aponta para a saudação paulina, deparamo-nos com uma questão inicial relevante: viver para a glória de Deus implica em agir de forma abençoadora. Assim, existem atitudes que devem ser tomadas a partir das orientações transmitidas pelo apóstolo Paulo aos colossenses. Qual é a primeira atitude?

1. Apresente-se como um instrumento útil nas mãos de Deus 
“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo” (1.1 – Almeida Século 21). A Nova Versão Transformadora diz: “Eu, Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, escrevo esta carta, junto com nosso irmão Timóteo”. Paulo diz que é “apóstolo de Cristo Jesus...”. Diante de uma Igreja ameaçada pelo falso evangelho e carente de instruções, o apóstolo estabelece suas credenciais em sua saudação inicial. Embora não fosse conhecido pessoalmente pelos irmãos da cidade de Colossos, Paulo se apresenta como “apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus” (Rm 1.1; 1Co 9.1; Gl 1.15-16). Ele se apresenta utilizando o nome de Timóteo, certamente alguém conhecido pelas Igrejas da região da Ásia Menor. A menção de Timóteo demonstra para os irmãos da cidade de Colossos que o apóstolo não estava somente revestido da autoridade divina, mas tinha ao seu lado alguém especial. O texto inicial desta carta revela que o apóstolo Paulo se apresenta de forma firme e transparente: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus”. Sua apresentação é clara e o seu posicionamento é firme. Tinha em mente trazer uma palavra de orientação e precisava se posicionar de forma apropriada como um instrumento útil nas mãos do Eterno Deus. O Evangelho de Cristo nos convida a assumirmos uma postura correta diante de Deus e dos homens. O exemplo de Paulo deve ser seguido por todos. Ele estava atravessando momentos aflitivos, mas estava consciente de quem ele era e do que poderia fazer em prol da Igreja de Cristo. A primeira atitude para agir de forma abençoadora é se apresentar como um instrumento útil nas mãos de Deus. Agora vamos para a segunda atitude.

2. Demonstre respeito aos que pertencem a Cristo
“aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos...” (1.2a – Almeida Século 21). O apóstolo usa o termo “aos santos” no verso dois. Ele está se referindo à Igreja, aos crentes. A expressão indica possessão e uso exclusivo de Deus. Os santos recebem essa qualificação pelo preço da redenção, que os comprou (1Co 6.20), e agora pela presença do Espírito Santo que os santifica. Nesta epístola, o apóstolo Paulo demonstra profundo carinho e amor àqueles irmãos, chamando-os de “santos e fiéis irmãos em Cristo”. A ideia era de que eles eram leais ao Evangelho de Cristo. A ênfase diz respeito à entrega confiante a Cristo. Aqueles irmãos mereciam, antes de tudo, o respeito da parte de Paulo. É bom lembrar que o apóstolo estava preso, sua situação não era de uma pessoa que estava vivendo em uma normalidade existencial, mesmo assim, se expressa de maneira educada, respeitando os irmãos da cidade de Colossos. A segunda parte do verso 2 diz: “Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai” (1.2b – Almeida Século 21). Sua saudação é transmitida pela expressão: “Graça e paz...”. Graça – Todo favor que Deus nos concede incessantemente (Gr.Karis). Paz – Uma palavra grega que reflete o conceito hebraico de “Shalom”, indicador de prosperidade e bem-estar dado por Deus apenas àqueles que o amam. Lembre-se de que você deve demonstrar respeito pelas pessoas, independentemente do seu próprio quadro existencial. Sua postura deve estar fundamentada naquilo que você é e vive diante de Deus. O verso 3 revela uma evolução nas palavras de Paulo: “Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós” (1.3 - Almeida Século 21). Sua consideração pelos irmãos em Colossos o levou a colocá-los diante de Deus através da intercessão sincera. A segunda atitude para que você venha agir de forma abençoadora é demonstrar respeito aos que pertencem a Cristo. Agora vamos para a terceira.

3. Valorize as virtudes dos seus irmãos publicamente
“desde que ouvimos falar da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes por todos os santos, por causa da esperança que vos está reservada no céu, da qual já ouvistes pela palavra da verdade, o evangelho” (1.4-5 – Almeida Século 21). Na saudação paulina aos irmãos de Colossos, fica evidente sua atitude de destacar aquilo que eles tinham de melhor. Ele já os tinha chamado de “santos e fiéis irmãos em Cristo” no verso 2. Agora, destaca três marcas: fé em Cristo, amor e esperança. Todas as pessoas, sem exceção, correm o risco de fazer o contrário daquilo que aprendemos no texto, quando destacam apenas os defeitos dos outros, ignorando suas virtudes. Paulo destaca que ouviu falar das virtudes daquela Igreja. Ele disse: “desde que ouvimos falar da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes por todos os santos...” (1.4). Aqueles que desejam agir de forma abençoadora devem promover a paz e falar de maneira a promover a comunhão e o bemestar no meio do povo de Deus. Como alguém disse: “Mentes grandes discutem ideias, mentes medianas discutem eventos e fatos e mentes pequenas discutem pessoas”. Como você tem tratado este assunto em sua vida prática? Você tem exaltado as virtudes dos seus irmãos ou somente seus pontos negativos? Paulo sabia, pelas informações recebidas por Epafras, que os irmãos da cidade de Colossos estavam ameaçados e tinham problemas que precisavam ser enfrentados, mas destacou a obra que Deus havia iniciado através da “palavra da verdade, o evangelho” (1.5). Ele completa no verso 6: “...que chegou a vós, e também está em todo o mundo, frutificando e crescendo...” (Almeida Século 21). Isto é, produzindo fruto, crescendo e se desenvolvendo. Temos aqui a ideia da operação pessoal interior e da expansão exterior. Os olhos do apóstolo estavam na operação de Deus na vida daquelas pessoas. Paulo, após destacar as virtudes dos irmãos de forma geral, reconhece em particular Epafras como alguém abençoado: “Como aprendestes com Epafras, nosso amado conservo, fiel ministro de Cristo em nosso favor” (1.7 – Almeida Século 21). Vemos algumas expressões interessantes neste verso: “amado conservo” – Co-escravo (Gr. sundulus), “fiel ministro” – Fiel (pistos) – Ministro (diákonos) – Alguém que serve às pessoas em suas necessidades. Ele diz também: “... nos contou do amor que tendes no Espírito” (1.8 – Almeida Século 21). “Nos contou” tem a ideia de tornar claro, explicar. As virtudes de Epafras foram destacadas para sua comunidade de fé. Perceba o alcance da palavra paulina aos irmãos de Colossos e cidades vizinhas. Aquela carta seria lida pelos irmãos, que receberiam os elogios de Paulo e o seu destaque feito a Epafras, como líder local. Isso certamente causaria grande impacto para aquela Igreja. A terceira atitude para que você venha a agir de forma abençoadora é valorizar as virtudes dos seus irmãos publicamente. Creia que você está neste mundo para viver para a glória de Deus. Portanto, viva de forma abençoadora – se apresentando como um instrumento útil nas mãos de Deus, demonstrando respeito pelos que pertencem a Cristo e valorizando as virtudes dos seus irmãos de forma pública. Essas são atitudes relevantes para todos que desejam viver para a glória de Deus.

Para pensar e agir:
Que postura você tem assumido diante de Deus e dos homens como servo de Cristo?
Você está agindo de forma abençoadora? 
Você deseja viver de forma abençoadora?
Avalie-se em relação a se apresentar como um instrumento útil nas mãos de Deus:
(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10)
Avalie-se em relação a demonstrar respeito pelos que pertencem a Cristo:
(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) 
Avalie-se em relação a destacar as virtudes dos outros:
(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) 
Diante das constatações verificadas nesta pequena avaliação, o que você vai fazer como filho de Deus para agir de forma abençoadora?
Qual deve ser o seu primeiro passo?

Fonte: Revista Palavra e Vida

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/