Jovens: Milagres de Jesus – a fé realizando o impossível Lição 03: O milagre nas bodas de Caná

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O milagre nas bodas de Caná.
- Mostrem para a turma uma mapa, para localizar Caná.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “O Bom Vinho”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Bom Vinho
Objetivo: Contextualizar a transformação da água em vinho para a vida dos alunos.
Material:
½ folha de papel ofício
Procedimento:
- Falem: Na festa de casamento de Caná da Galiléia, onde Jesus e seus discípulos foram convidados, aconteceu algo que podia parar a festa pela falta de vinho.
Já pensou que situação embaraçosa faltar comida ou bebida para os convidados numa festa?
- Continuem falando: Mas, Jesus estava lá e tomou providências para que a situação vexativa para o casal de noivos e família fosse sanada.
“Ele Falou: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima”(Jo 2.7).
E em seguida, há a constatação do milagre da transformação da água em vinho:
“E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os empregados que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo.E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho”(Jo 2.9 e 10)
- Afirmem: Jesus também está aqui e pode realizar algo transformador em sua vida!
Perceberam que houve ação por parte de outras pessoas para encher as talhas de água?
Isto nos remete a ação pessoal ou de alguém próximo a você!
- Entreguem a metade da folha de papel ofício e peçam para que cada aluno faça o contorno de sua mão sobre o papel.
- Falem: Mãos falam de ação, serviço, trabalho.
Escrevam dentro da mão o que vocês já estão realizando referente a uma situação difícil que estão enfrentando.
Depois, que os alunos fizerem, façam uma oração pedindo a Deus uma transformação na situação deles.
- Solicitem que os alunos coloquem a data e guardem esse papel.
Orientem que quando houver a solução do problema, isto é, a transformação da água em “bom vinho”, eles devem contar na classe.
Por Sulamita Macedo.