Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares
TEXTO DE REFERÊNCIA
Era domingo de manhã quando Jesus ressuscitou, e a primeira pessoa que O viu foi Maria Madalena – a mulher de quem Ele havia expulsado sete demônios.
Ela encontrou os discípulos com os olhos cheios de lágrimas; então exclamou que tinha visto Jesus, e que Ele estava vivo!
Porém eles não acreditaram.
Depois Ele apareceu a dois homens que iam andando de Jerusalém para o campo, porém eles a principio não O reconheceram, porque havia mudado a sua aparência.
Quando finalmente eles perceberam quem Ele era, voltaram correndo a Jerusalém para contar aos outros, mas também não acreditaram neles.
Ainda mais tarde Ele apareceu aos onze discípulos quando estavam comendo juntos. Ele os censurou por causa da sua incredulidade – a sua falta de confiança em acreditar naqueles que O haviam visto ressuscitado.
Então disse-lhes: “Vão ao mundo inteiro e preguem a Boa Nova a todo mundo, em toda parte.
Aqueles que crerem e forem batizados serão salvos. Porém aqueles que se recusarem a crer serão condenados.
E aqueles que crerem utilizarão minha autoridade para expulsar demônios, e falarão novas línguas.
Poderão até pegar em serpentes com toda a segurança, e se beberem alguma coisa venenosa, não lhes fará mal; poderão pôr as mãos sobre doentes e curá-los”.
Quando o Senhor Jesus acabou de falar com eles, foi levado para o céu e sentou-Se à direita de Deus.
E os discípulos foram a toda parte pregando, e o Senhor estava com eles e confirmava o que eles diziam por meio dos milagres que seguiam suas mensagens.
Mc 16.9-20 Bíblia- Viva.
VERSÍCULO DO DIA
Foi aos apóstolos que Jesus, com numerosas provas, se mostrou vivo depois da sua paixão: durante quarenta dias apareceu a eles, e falou-lhes do Reino de Deus.
At 1.3 – B- Católica.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
· Aprender que Jesus depois de ressurreto ainda trouxe Instruções a seus discípulos.
· Entender que as instruções estavam ligadas a pregação do evangelho.
· Compreender que Cristo lembrou os seus discípulos sobre a necessidade de confiar.
INTRODUÇÃO
Antes de sua ascensão quarenta dias depois, o Senhor deu várias incumbências a seus seguidores (Mt 28:18-20; Lc 24:47-49; Jo 20:21; 21:15-17; At 1:3-8).
A comissão que Marcos apresenta provavelmente faz parte da Grande Comissão proferida por Jesus num monte da Galileia (Mt 28:16-20). Nessa comissão, Jesus chama a atenção para nossa mensagem e ministério e, para apoiá-los, ofereceu credenciais miraculosas que só ele pode dar.
A mensagem é o evangelho, as boas-novas da salvação pela fé em Jesus Cristo. O ministério é compartilhar essa mensagem com o mundo. Crer em Jesus Cristo sempre foi o fator decisivo para salvação.
1 – IDE E PREGAI
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Mc 16.15
Jesus descreve nossa palavra “missões”, para a qual ainda falta ao NT o termo correspondente, com “ir e pregar”. Esta proclamação também poderia estar circulando incansável entre os crentes mais antigos. Mas este círculo foi rompido definitivamente pela Sexta-feira da Paixão e pela Páscoa. O crucificado estabeleceu uma relação de Deus com os “muitos”, e o ressuscitado com “todo o mundo”.
A ordem de pregar o evangelho continua atual. O mesmo Jesus que enviou os discípulos daquela época, dizendoIDE E PREGAI, ordena que façamos o mesmo – ir e pregar. A salvação do homem depende desse alerta do evangelista, de o ouvinte crer e arrepender-se dos pecados.
1.1 – As aparições de Jesus
“Para estes também se apresentou vivo, depois de ter padecido, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante um período de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus”.(At 1:3)
Para os apóstolos, foi necessário não só a mensagem propriamente dita, mas também a confiança para proclamar essa mensagem mesmo que custasse suas vidas.
Eles não poderiam ter sido entusiasmados a proclamar o evangelho tendo apenas o fato do martírio de Cristo. Eles precisavam saber que Ele estava vivo e cumpriria Sua promessa do reino.
Para garantir a confiança necessária, Jesus se apresentou vivo, depois de ter padecido, a eles. Ele ofereceu-lhes muitas provas convincentes (cf. Jo 20:30), como entrar em um quarto onde as portas estavam trancadas (Jo 20:19), mostrando-lhes suas feridas da crucificação (Lc 24:39), e comer e beber com eles (Lc 24: 41-43).
Mais convincente, porém, era o Seu testemunho aparecendo-lhes durante um período de 40 dias, começando com o dia de Sua ressurreição. O texto grego realmente lê “através de 40 dias.” Que afirma que, embora ele não estava com eles continuamente, Ele se apresentou em sua presença em intervalos. Embora não é de forma exaustiva, o mais extenso resumo dessas aparições é encontrado em 1 Co 15:5-8.
O resultado final dessas aparições foi que os apóstolos se tornaram absolutamente convencido da realidade da ressurreição física de seu Senhor. Essa garantia deu-lhes a ousadia de pregar o evangelho para as próprias pessoas que crucificaram Cristo.
1.2 – Buscando as nações
Por Carlos Henrique Soares
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
- Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
- Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada ebdcomentada.com