Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Para ler Provérbios.
- Peçam aos alunos para que abram a Bíblia no livro de Provérbios e façam um passeio por ele, mostrando a organização deste livro através de blocos de capítulos e seus temas, conforme página 8 da lição do professor.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Depois, utilizem a dinâmica “Conselhos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conselhos
Objetivos:
Concluir estudo sobre o valor dos bons conselhos.
Promover integração entre os elementos do grupo.
Material:
01 quadro ou cartolina com o ditado popular “Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
¼ de uma folha de papel ofício
Material digitado com os conselhos da turma, para cada aluno(vejam como fazer no procedimento)
01 conselho digitado extraído do livro de Provérbios para cada aluno.
Procedimento:
- Coloquem no quadro ou cartolina o seguinte ditado popular:
“Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
- Depois, perguntem:
O que vocês acham desta afirmação?
Em quais circunstâncias alguém menciona esta frase?
Observem as respostas e reflitam sobre a importância dos bons conselhos.
- Depois, entreguem ¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que eles escrevam um conselho ou um provérbio para um dos colegas da classe, que pode ser um provérbio bíblico ou popular.
- Peçam para que eles entreguem os conselhos para os colegas.
- Os colegas devem ler para a turma o conselho recebido.
- Depois, recolham todos os conselhos, digitem e levem para a turma na aula seguinte com o seguinte título “Conselhos da Classe...”(nome ou número da classe). Entreguem a coletânea de conselhos para cada aluno.
- Devolvam os conselhos para os respectivos donos(aqueles que os alunos receberam dos colegas).
- Para concluir, entreguem para cada aluno um conselho extraído do livro de Provérbios para cada aluno.
Por Sulamita Macedo.