ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL - Subsídio da Lição 9



AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 9
(Revista: Central Gospel - nº 56)

Tema: Diversidade Sexual e de Gênero

Texto Bíblico Básico: Gn 2.18-25

Texto áureo: Gn 1.27
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição mostre como a nossa sociedade está influenciada pela ideologia de gênero e como essa ideologia atinge os mais diversos setores da sociedade.
"as teorias sobre diversidade sexual e de gênero (DSG) ganharam enorme espaço", os grupos que professam essas teorias conseguiram implantar quase no mundo inteiro as discussões sobre esse assunto, como se fosse algo absolutamente normal e que mereça especial atenção.
_______________________________________________
1.  BREVE RELATO HISTÓRICO SOBRE SEXUALIDADE HUMANA
- "o ser humano vai se tornando homem ou mulher", essa é a ideologia de gênero, para eles o gênero não é expressado pela estrutura física, se o homem nasce com um órgão genital masculino, isso não significa nada para eles.

1.1. O patriarcado
- "O homem, por sua vez, como provedor, saía de casa em busca de alimentos e provisões", entendemos que esse tipo de atitude é cultural, porém está associado com as condições físicas para o trabalho, a caça, a pesca e qualquer atividade que envolva esforço físico demasiado.

1.2. O matriarcado
"Em algumas tribos, as mulheres eram as provedoras", na verdade o fato de elas serem provedoras não definem o sistema como "matriarcado", pois nesse sistema a mãe da família tem o poder da decisão final, isso ocorreu em algumas tribos na história da humanidade.

1.3. Na Roma Antiga
...

1.4. Na sociedade ocidental
"delinearam-se a partir da história e das influências culturais", é nessa sociedade (se referindo à Europa e as Américas do Norte, Central e do Sul) onde ocorreram as maiores mudanças.
"O gênero feminino ficava em casa cuidando dos filhos, da alimentação e das questões do lar", isso até a os anos de 1990, quando a sociedade ocidental passa por transformações sociais, surgindo grupos que questionaram o modelo social vigente, provavelmente esses grupos foram influenciados pela luta contra a repressão imposta pela Guerra Fria, Apartheid e outros tipos de movimentos que visam reprimir pessoas.
Não é afirmar que a luta por expor pensamentos seja a correta para todos, mas que devido às lutas de outros, influenciou esses grupos.
1.5. Os desdobramentos sociais
"mais extremista e perversa deste processo foi a relativização dos papéis", a relativização dos papéis é acreditar que as verdades absolutas sobre o gênero masculino e feminino passam a depender da cultura, do momento e de outros fatores.
"Com o advento do feminismo, a partir do início da década de 1960", o movimento feminista foi um dos que ganharam força após as lutas dos grupos contra a repressão. Com o controle das grandes mídias, as feministas e os GLS passaram a influenciar mais ainda a nossa sociedade.

2. TEORIAS DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO
"transgêneros", são os indivíduos que se identificam com um gênero diferente daquele que corresponde ao seu sexo atribuído no momento do nascimento. Foi observado que a mídia televisiva tenta colocar personagens com esses desvios de personalidades como se houvesse a possibilidade de alguém nascer num corpo errado, sendo homem nascer no corpo de mulher por exemplo.
"intersexuais", seria os indivíduos que tem qualquer variação de caracteres sexuais incluindo cromossomos, gônadas e / ou órgãos genitais que dificultam a identificação de um indivíduo como totalmente feminino ou masculino.

3. O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A SEXUALIDADE HUMANA

3.1. Pilar da sexualidade bíblica
- "está explícito o sentido binário da sexualidade", se refere às duas possibilidades , ou macho ou fêmea, não havendo uma terceiro ou quarta, se houve alguma variação disso, é em decorrência do pecado e não de algo natural.
"praticam sexo com a finalidade da procriação, mas também da busca de prazer", a maioria dos que não tem Jesus na sua vida praticam o sexo somente com a busca do prazer e por isso tentam várias possibilidades acabando por optar uma que lhes pareça melhor.

3.2. A homossexualidade e a Bíblia
- "todos foram criados à imagem e semelhança do Criador", a própria ciência já confirmou por meio de estudos que viemos de um único indivíduo e isso confirma nossa origem adâmica.
"Pelo que Deus os abandonou às paixões infames", muitas dessas pessoas se sentem insaciáveis quanto ao sexo, e buscam sempre novas experiências, não se sentem culpados em seu coração por conta de terem sido deixados pelo Senhor para se corromper ainda mais, outros porém sentem um vazio, muitas vezes porque tem alguém que intercede por eles, esses acabam se encontrando com Deus em algum momento.

CONCLUSÃO
- "reconhecimento da união homossexual, como casal ou família, ainda é um impasse no Brasil", nossas leis atualmente não permitem o casamento homossexual, mas esses grupos tem tentado a cada dia empurrar essas pautas nas discussões sociais, muitos tem ganho direitos nos tribunais regionais e isso tem aberto muitos precedentes. 
Há muita discussão quanto ao material escolar para tratar esse assunto, convém citar isso em classe meu amado professor(a).
Faça o resumo.
Corrija a atividade proposta. 



Pr Marcos André


Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/2018/12/escola-dominical-central-gospel.html