Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Família e Relacionamentos Lição 13: Adorando a Deus em Família
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Adorando a Deus em Família.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Culto Doméstico”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Culto Doméstico
Objetivos:
Refletir sobre a importância do Culto Doméstico.
Organizar um culto doméstico.
Observar as alternativas de tempo para a realização do Culto Doméstico.
Material:
01 cartolina, 01 pincel atômico para cada grupo.
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Há duas situações para realização da dinâmica. Escolha apenas uma delas.
Situação 01:
- Dividam a turma em grupos de 3, 4 ou 5 alunos.
- Falem: Cada grupo representa uma família. E vão agora organizar um culto doméstico, observando os seguintes itens: dia, horário, local, oração, cânticos, leitura bíblica, palavra, testemunho, pedido de oração etc.
Os alunos devem observar principalmente o dia e horário do culto, de acordo com as condições de tempo dos integrantes do grupo. Afinal, estão simulando uma família.
- Depois, os grupos devem escrever numa cartolina de forma objetiva os itens principais. Para isto, forneçam para cada grupo 01 cartolina e 01 pincel atômico.
- Em seguida, as cartolinas devem ser fixadas e os grupos devem apresentar o resultado, apontando as dificuldades e as saídas para a organização do culto doméstico, principalmente quanto ao dia e horário para sua realização. Neste momento, aparecerão várias alternativas que poderão servir de exemplos para as famílias dos alunos.
Situação 02
- Após falar sobre a importância do Culto Doméstico e como realizá-lo, organizem com os alunos um Culto “Doméstico” com a turma.
- Falem: Vamos fazer de conta que todos nós aqui fazemos parte de uma numerosa família e que convivemos juntos numa mesma casa.
- Falem: Quais pontos já estudados, precisamos pensar para que esta família se reúna em um Culto Doméstico?
Aguardem as respostas. Certamente serão apontados os seguintes itens: dia, horário, local, oração, cânticos, leitura bíblica, palavra, testemunho, pedido de oração etc.
Então, esta família deve pensar nas saídas para realização do culto doméstico, observando as reais dificuldades de tempo e horário, apontando alternativas para que todos os membros tenham a oportunidade de participar, mesmo que em dias diferentes ou não.
Observem as mais variadas formas de realização apontadas pelos alunos, que poderão servir de exemplo para as famílias dos alunos.
Por Sulamita Macedo.