Juvenis – Currículo do Ano 2: Louvor e adoração Lição 07: Louvor e adoração: um dever de todos

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Escrevam no quadro o tema da aula: Louvor e adoração: um dever de todos.
- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Louvando e adorando com a igreja”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. 
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Louvando e adorando com a igreja
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre os hinos congregacionais.
Refletir sobre a importância de cantar os hinos com a igreja.
Material:
01 Harpa cristã para cada aluno.
Procedimento:
- Peçam para que cada aluno procure na Harpa Cristã um hino de sua preferência.
- Depois, cada aluno vai falar qual o hino escolhido e a razão dessa escolha.
- Quando cada aluno falar qual o hino, peçam para que a turma cante a 1ª estrofe e o estribilho do hino.
- Depois, perguntem para a turma: Do que fala esse hino?
Aguardem as respostas. Acrescentem outras informações se necessário.
- Falem: Vocês cantaram vários hinos do hinário oficial de nossa denominação, que é conhecido como “Harpa Cristã”.
Outras denominações também possuem seus hinários, tais como: Igreja Presbiteriana tem o hinário “Novo Cântico”, a Igreja Batista tem o “Cantor Cristão”.
Esses hinários contêm hinos que são cantados com toda a igreja e por isso são chamados de congregacionais. Mas, vamos agora começar a estudar sobre este assunto e outros temas na lição de hoje
Por Sulamita Macedo.