1º Trimestre de 2019
Objetivo da lição: Evidenciar o fato de que o Papai do Céu criou nossas mãos para segurar coisas lindas.
É hora do versículo: “[...] tu me seguras pela mão” (Sl 73.23).
Nesta lição, as crianças poderão compreender que o Papai do Céu criou as suas mãos para que elas possam pegar coisas lindas, possam pegar seus brinquedos para brincar e se relacionar com o mundo à sua volta. Nesta fase de experimentação, é importante que os bebês reconheçam diferentes texturas, sintam os objetos com as mãos. Desde a semana passada elas sabem que foi Deus quem criou as mãozinhas delas. Enfatize que enquanto são pequenas, não podem pegar coisas grandes e pesadas. Mostre imagem de coisas que as crianças podem pegar e coisas que não podem pegar. Ofereça massa de modelar para que manipulem, independente do que produzirão.
Os bebês de dois anos devem ser encorajados à manipulação. Isso inclui brincadeiras com água, areia, quebra-cabeças e outros itens para relacionar, classificar, dar sequência e manipular de várias maneiras. Também pode incluir amassar pãezinhos, decorar biscoitos e numerosas outras atividades que o professor possa trazer para a sala de aula e fim de estimular e ajudar as crianças a aprender por meio de situações reais.
A argila e a massa de modelar são sempre as melhores amigas do professor. Quando as crianças começam a empurrar uns aos outros, demonstrando desta e de outras maneiras que estão inquietas e que já prestaram atenção ao professor tanto quanto lhes foi possível, o professor utiliza a argila. O que as crianças pequenas podem fazer com a argila? Como as crianças ainda não alcançaram o estágio da representação, não podemos esperar que voluntariamente modelem pessoas ou objetos. Por vezes, podem formar algo e então dizer o que é aquilo, mas não é o mesmo que primeiramente decidir o que vai fazer e depois modelar o objeto. A atitude mais correta é ajudá-las a aprender as diversas maneiras de manipular. Sente-se com elas, amassando um pouco de argila também. Pode-se amassar, puxar, esticar, enroscar, amontoar, formar bolas, separar, unir, fazer formas achatadas, redondas, longas, curtas, pontudas. Pode-se empurrar a argila com o dedo, formando dois olhos, e dizer: “Olhem, fiz um rosto”.
A massa de modelar vendida nas lojas geralmente é muito dura para o uso das crianças pequenas. A receita que se segue produz uma massa de modelar inteiramente satisfatória para o uso no berçário. Se mantida num recipiente hermético, durará por meses.
1 ½ xícara de farinha de trigo (sem fermento)
1 xícara de sal
1 colher de sopa de sulfato de alumínio (pedra hume) em pó
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 xícara de água fervente
Corante
1 xícara de sal
1 colher de sopa de sulfato de alumínio (pedra hume) em pó
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 xícara de água fervente
Corante
Misture os ingredientes secos. Adicione o óleo e a água fervente. Bata vigorosamente até que a mistura esteja homogênea. Adicione o corante e amasse até que a cor esteja uniforme por toda a massa.
(Extraído de Como ensinar crianças do maternal. p. 51, CPAD)
Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a figura abaixo e distribua entre as crianças para que observem quantas coisas um bebê pode segurar. Em seguida, peça que indiquem qual desses bebês está segurando a bola. Circule-o.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário http://www.escoladominical.com.br
Editora da Revista Berçário http://www.escoladominical.com.br