1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Escrevam no quadro o tema da aula: Louvai ao Senhor! A lição dos salmos.
- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Os Salmos”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Os Salmos
Objetivo: Introduzir o estudo sobre os Salmos.
Material:
A Bíblia dos alunos
01 cartaz com uma tabela(ver no procedimento) ou 01 quadro
08 versículos digitados(ver no procedimento)
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Realizem um “passeio” pelo livro dos Salmos, para tanto:
Solicitem aos alunos que abram no primeiro e no último salmo e mencionem que é o maior livro da Bíblia, com 150 capítulos.
- Falem que o livro dos Salmos é uma coletânea de Poesias que se tornaram cânticos para o povo de Israel.
- Depois, cantem com os alunos um hino baseado em um dos salmos.
- Apresentem os autores dos Salmos, utilizando um cartaz com as seguintes informações:
Autores dos Salmos
|
Quantidade
|
Davi
|
73
|
Asafe
|
12
|
Filhos de Coré
|
10
|
Moisés
|
01
|
Salomão
|
02
|
Hemã
|
01
|
Etã
|
01
|
Anônimos
|
50
|
- Agora, é interessante que sejam lidos alguns versículos dos Salmos com autores variados. Para tanto, oriento que vocês cheguem cedo à sala e sem que os alunos vejam, coloquem debaixo das cadeiras, pregados com fita adesiva versículos digitados. Por exemplo:
Salmo de Davi: 4. 8
Salmo dos Filhos de Coré: 42.1
Salmo de Asafe: 50.15
Salmo de Moisés: 90.1
Salmo de Salomão: 72.17
Salmo de Etã: 89.1
Salmo de Hemã: 88.1
Salmo sem autoria: 98.1
Os alunos deverão retirar os versículos e ler para a turma. Aproveitem e analisem com eles a mensagem de cada versículo e o contexto em que foi escrito.
4 - Apresentem alguns fatos curiosos, tais como:
- Contém o maior capítulo da Bíblia: o Salmo 119, com 176 versículos. Solicitem que os alunos abram neste salmo e observem a estrutura que é composta por 22 estrofes de 08 versículos, iniciados pelas 22 letras do alfabeto hebraico.
- Contém o menor capítulo da Bíblia: o salmo 117, com 02 versículos.
- Contém o versículo central da Bíblia: o versículo 8 do Salmo 118.
- É o livro da Bíblia mais lido pelos cristãos.
- É o livro do Velho Testamento mais citado no Novo Testamento.
- Contém a palavra “Aleluia”, que é pronunciada por cristãos de todo o mundo.
- Para finalizar, façam uma Roda de Leitura de alguns Salmos. Vocês podem escolher para esta leitura os salmos preferidos pelos alunos.
Por Sulamita Macedo.