Lição 13 - O Amigo Está Vivo e Voltará



1º Trimestre de 2019
Objetivos: Os alunos deverão reconhecer que Jesus voltou a viver três dias após sua morte e prometeu voltar um dia; e crer e aguardar a volta de Jesus. 
É hora do versículo: “[...] estou vivo para todo o sempre [...]” (Ap 1.18).
Na lição de hoje, os alunos concluirão o estudo de uma parte da história de Jesus quando Ele esteve aqui na Terra. Agora Jesus não está mais morto, mas ressuscitou. As crianças do jardim de infância já têm condições de compreender grande parte do que foi exposto durante este trimestre para elas, pois, no jardim de infância, as crianças aprendem que Jesus era diferente de todos os outros bebês. Deus o enviou do céu para nascer aqui na Terra. Elas já utilizam termos como Deus Filho e Filho de Deus, compreendendo que demonstram que Ele é especial, único. Também se referem a Jesus como Salvador, mas sem a ideia complexa e abstrata de que é o Salvador do mundo, livrando a todos do pecado. Algumas crianças aceitam a Jesus nessa idade e para elas, o Salvador é aquEle que veio morar em seu coração, limpando os seus pecados.

As histórias de Jesus, em sua passagem pela Terra, demonstram para as crianças que Ele era um homem bom. Curava e ajudava as pessoas e amava as criancinhas. Jesus é poderoso e, assim como Deus, pode fazer todas as coisas. Na verdade, para elas, não existe nenhum problema em acreditar que Jesus é Deus.
Apesar de não ter entendimento completo do significado da morte, podem aprender que Jesus morreu, voltou à vida e subiu ao céu. Agora, vive no céu e também em nossos corações, se assim o permitirmos. Cristo está em toda parte, como Deus, o Pai. Um dia, descerá do céu e nos levará para morarmos com Ele.
De vez em quando, podem questionar o fato de Jesus ter um lar — o céu e ao mesmo tempo estar em todo lugar. Contudo, isto não é necessariamente um problema, pois uma resposta como “Ele é Deus e sabe como fazer isso” normalmente a satisfaz. As crianças mais maduras podem continuar a pensar sobre o assunto, sem que isto seja um obstáculo para a sua fé. Para elas, é reconfortante saber que, quando forem mais velhas, serão capazes de compreender melhor determinadas questões.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância  http://www.escoladominical.com.br