1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem que nesta lição vamos estudar sobre Deus – o amigo fiel.
- Perguntem: O que é ser um amigo fiel?
Aguardem as respostas dos alunos.
- Para exemplificar que a fidelidade está relacionada a confiança, apliquem a dinâmica “Amigo Fiel”.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Amigo Fiel
Objetivo: Refletir sobre a confiança no outro e em Deus.
Lenço ou outro material para vendar os olhos da metade da turma.
Procedimento:
- Dividam os alunos em duplas. Distribuam uma venda para cada dupla.
- Expliquem que um componente usará a venda sobre seus olhos e o outro colega será seu guia.
- Coloquem vários obstáculos pelo caminho para dificultar a atividade.
- Todas as duplas realizam a atividade ao mesmo tempo. Em seguida, invertem-se os papéis: os alunos com as vendas serão os guias.
- Após o término desta parte, façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas dos alunos, enfatizando a importância da segurança que os verdadeiros amigos e familiares transmitem. Mas, eles podem falhar.
Enfatizem que Deus não falha e nEle podemos confiar, pois é o amigo fiel.
Por Sulamita Macedo.