1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Apresentem o título da lição: Conhecendo a Bíblia.
- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Conhecendo a Bíblia”, que proporcionará o conhecimento sobre a organização da Bíblia.
- Depois, trabalhem os demais pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conhecendo a Bíblia
Objetivo:
Conhecer a organização da Bíblia: Antigo e Novo Testamento.
Material:
01 Bíblia para cada aluno
Nomes digitados:
Antigo Testamento, Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos.
Novo Testamento, Evangelhos, Histórico, Cartas e Profético.
Nomes dos livros da Bíblia digitados e cortados separadamente
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Depois que vocês falarem que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e que nEla encontramos alimento para a vida espiritual, digam que para termos conhecimento dos ensinamentos divinos, precisamos ler e estudar a Bíblia. Para isto, precisamos saber como manuseá-la.
- Solicitem aos alunos para que abram a Bíblia no índice e falem: esta é a relação nominal dos livros que compõem a Bíblia. O vocábulo “Bíblia” significa: conjunto de livros.
- Falem ainda: Aqui nós encontramos o nome do livro, abreviação desse nome, o número de capítulos e o número da página. Observem também que a Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento com 39 livros, Novo Testamento com 27. Portanto a Bíblia é composta por 66 livros.
- Agora, distribuam os nomes dos 39 livros do Antigo Testamento para os alunos. Certamente, um aluno receberá mais de um nome.
- Coloquem no quadro os seguintes nomes: Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos.
- Falem: Estes nomes referem-se a divisão dos livros do Antigo Testamento.
- Peçam para que cada aluno leia um nome do livro, por exemplo: Salmos.
- Falem: Agora, você vai fixar este nome ao lado da palavra “Poéticos”.
Este procedimento deve acontecer até que todos os 39 livros sejam mencionados.
- Depois, vocês fazem a mesma coisa com relação aos livros do Novo Testamento, usando as palavras Evangelhos, Histórico, Cartas e Profético.
- Para concluir, falem da importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus.
Por Sulamita Macedo.