Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o tema do trimestre: Pré-Adolescência, que fase é essa?
- Peçam para que os alunos abram a lição bíblica no índice e falem: estes são os assuntos que serão abordados durante este trimestre.
- Apresentem o título da lição 01: Uma Nova Fase.
- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Quem é você?”
- Ao trabalhar o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quem é você?
Objetivo: Introduzir o estudo sobre as características da puberdade.
Material:
02 folhas de papel madeira
02 pincéis atômicos
01 espelho
Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos: 01 de meninas e outro de meninos.
- Entreguem para cada grupo 01 folha de papel madeira e 01 pincel atômico.
- Forneçam as seguintes orientações para os grupos: Desenhar o contorno de um menino e de uma menina sobre uma folha de papel madeira, para tanto peçam para que um menino deite-se sobre a folha e outro colega faz o contorno do corpo com um pincel atômico. As meninas farão o mesmo procedimento.
- Falem: Neste trimestre, vamos estudar neste trimestre sobre várias lições que se referem ao conhecimento de si mesmo, isto é, quem é você.
- Falem: Vocês estão deixando de ser crianças e estão entrando na adolescência. Estão passando por uma série de mudanças corporais e psicológicas.
- Mostrem um espelho e peçam para que se olhem e falem sobre o que estão vendo(características corporais).
- Escrevam estas transformações apontadas pelos alunos dentro de cada desenho do menino e da menina, de acordo com o sexo.
- Falem sobre as mudanças que eles estão passando, a nível corporal e psicológico, características próprias desta fase da vida.
- Agora, vocês estudam sobre os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.