Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Pré-adolescência, que fase é essa? Lição 13: Deus em Primeiro Lugar
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Apresentem o título da lição: Deus em Primeiro Lugar.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Prioridades”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Prioridades
Objetivos:
Ilustrar a importância das prioridades na vida cristã.
Refletir sobre as prioridades na vida pessoal.
Material:
- 02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.
- Aproximadamente ½ kg de arroz cru, a quantidade depende do tamanho do vaso.
- 04 bombons tipo Serenata de Amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).
Importante! Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.
Procedimento:
Situação 01:
- Apresentem 01 vaso transparente e coloquem dentro os bombons, que por serem grandes, representam aquilo que é prioridade.
- Apresentem o arroz e perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro). Lembrem-se que a quantidade já deve ter sido testada por você em casa.
Aguardem as respostas. Certamente vão variar, mas a normalmente as pessoas optam pelo não.
- Então, coloquem, com cuidado, o arroz até a borda do vaso.
- Agora falem: Esta parte de arroz representa as coisas menos importantes, por se tratar de vários elementos pequenos.
Situação 02:
- Agora, faça o processo inverso. Peguem o outro vaso, coloquem o arroz no vaso(a mesma quantidade da situação 01) e depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior.
O que aconteceu?
Por que os bombons não cabem totalmente no vaso?
Os vasos são iguais, a quantidade de arroz e de bombons foi igual a situação anterior. O que modificou?
Observem as respostas.
- Depois, falem:
Na situação 02 temos: O arroz que foi colocado em primeiro lugar representa as coisas que demandam mais tempo, mais atenção, ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem espaço.
Na situação 01 temos: Os bombons em primeiro lugar representando as prioridades e o restante de espaço cabem todas as outras coisas(o arroz).
- Concluam falando sobre a importância do que é prioritário na vida cristã, o serviço para o mestre, o compromisso com o Reino de Deus.
- Reflitam, ainda, com os alunos que isto também pode acontecer em nossas vidas.
O que temos como prioridade?
Estamos acomodados, indiferentes, apresentando desculpas e invertendo prioridades?
- Leiam Mt 6.33: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
- Concluam, afirmando que Deus estava requerendo do povo através do profeta Ageu, a prioridade com sua obra, isto é, a reconstrução do templo.
Leiam: Ag 1. 2 a 6. Depois, reflitam sobre o que aconteceu com o povo quando deram prioridade aos seus negócios em detrimento da obra de Deus.
Ideia original desconhecida.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.